Morre aos 86 Alan Williams, primeiro agente dos Beatles

Atuais proprietários do Clube Jacaranda, em Liverpool, anunciaram o falecimento do empresário que promoveu a ida da banda para Hamburgo no início da carreira

por AFP 31/12/2016 16:38

Ian Cooper/Divulgação
O agente musical Alan Williams (foto: Ian Cooper/Divulgação)

O primeiro agente dos Beatles, Alan Williams, morreu aos 86 anos, anunciaram neste sábado, 30/12, pelo Facebook os atuais proprietários do clube Jacaranda, que ele fundou em Liverpool, no noroeste da Inglaterra. 

 

"O primeiro proprietário do Jacaranda e o homem que descobriu os Beatles, Alan Williams, infelizmente morreu aos 86 anos", publicou o estabelecimento nas redes sociais. A banda costumava visitar o Jacaranda, e John Lennon e Stuart Sutcliffe, artista e primeiro baixista do grupo de Liverpool, foram contratados por Williams para pintar um mural no local. 

 

A banda tocou várias vezes ali e foi Williams que conseguiu, em 1960, que os Beatles assinassem seu primeiro contrato importante na cidade alemã de Hamburgo, onde fizeram mais de 280 shows. Os caminhos do agente e do grupo, que na época era composto por Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Sutcliffe e Pete Best, se separaram em 1961, e a banda assinou um contrato com Brian Epstein, que a levou à glória. 

 

De acordo com a exposição permanente "The Beatles Story", instalada em Liverpool, Williams "ajudou a construir o grupo e a convertê-lo no que conhecemos agora". O historiador dos Beatles Mark Lewisohn escreveu no Twitter: "Sem Alan Williams não teriam ido a Hamburgo. E, sem Hamburgo, sem Beatles".

MAIS SOBRE MÚSICA