Há 15 anos, morria Cássia Eller; relembre trajetória da cantora

Artista morreu após parada cardíaca em 29 de dezembro de 2001, no bairro de Laranjeiras, no Rio Janeiro

por Correio Braziliense 29/12/2016 14:12

Youtube/Reprodução
Carioca morou parte da vida em Belo Horizonte (foto: Youtube/Reprodução)
Há exatos 15 anos, o Brasil se despedia de uma das maiores vozes da música brasileira. Cássia Eller morreu prematuramente, aos 39 anos, em 29 de dezembro de 2001, após sofrer três paradas cardíacas. Não resistiu ao último ataque, falecendo na clínica Santa Maria, em Laranjeiras, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde morava.

 
Filha de pai militar, nasceu no Rio de Janeiro e, na infância e na adolescência, morou também em Belém e Belo Horizonte. Aos 18 chegou a Brasília, onde aprimorou seu canto em bares como o extinto Bom Demais, na W3 Norte. Cássia tinha vocação para o rock. Contestadora, gostava de gravar, especialmente no início da carreira, canções com letras incisivas, como Rubens e Eles, que abordavam o universo gay.

Homossexual, mas de espírito livre, a cantora engravidou de um amigo músico e teve Francisco, o Chicão, hoje também cantor e compositor, que criou ao lado da companheira, Maria Eugênia Martins. O gosto pela liberdade também não deixou que ficasse limitada ao rock. Gravou blues, música francesa, forró.
 
O sucesso comercial veio quando segurou um pouco o lado roqueiro. Depois de ouvir de Chicão que mais gritava que cantava, escolheu um repertório mais suave. O álbum Com você... meu mundo ficaria completo, de 1999, explodiu no Brasil inteiro, com sucessos como O segundo sol, Palavras ao vento e As coisas tão mais lindas.

O disco marcou o início de uma amizade-parceria com Nando Reis, que compôs vários dos sucessos gravados por Cássia. O álbum também abriu caminho para o Acústico MTV, que ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas.
 
No último domingo, Nando Reis prestou homenagem à amiga no Fantástico, da Rede Globo. Sem sua maior intérprete, o ex-Titãs convidou a atriz Tacy de Campos, que interpretou Cássia no teatro, para cantar uma nova música, Só posso dizer. "Como ficaria bonita na voz de Cássia", disse Reis.

 

Ouça alguns dos maiores sucessos da carreira de Cássia Eller:

 

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA