Bob Dylan vai se apresentar na Suécia em abril

Shows podem ser uma oportunidade para artista receber o Nobel

por AFP 12/12/2016 12:11

Bob Dylan programou três shows na Suécia em abril, anunciou nesta segunda-feira a Live Nation, o que daria ao cantor e compositor americano a oportunidade perfeita para receber o Prêmio Nobel de Literatura, depois de sua ausência na cerimônia de sábado passado em Estocolmo.

AFP/Divulgação
Cantor e compositor não compareceu à cerimônia do Nobel no fim de semana (foto: AFP/Divulgação)

Dylan não compareceu à cerimônia de 10 de dezembro alegando "outros compromissos". Ele enviou um discurso de agradecimento no qual expressava assombro por ver seu nome ao lado de autores como Rudyard Kipling, Albert Camus ou Ernest Hemingway.

 

A Academia Sueca, que espera um discurso de aceitação, tradicionalmente mais longo, afirmou que não sabia se o músico aproveitaria a viagem para os shows programados em Estocolmo em 1 e 2 de abril, e 9 em Lund (sul).

 

"Deve pronunciá-lo, é a oportunidade, mas não sabemos nada", disse à AFP um de seus membros, Per Wästberg. Wästberg havia chamado Dylan de "mal-educado e arrogante" por seu silêncio após o anúncio do prêmio, mas a secretária permanente da instituição, Sara Danius, respondeu que havia recebido "respostas muito amáveis" da equipe do cantor.

 

A decisão do artista de não comparecer à cerimônia foi amplamente debatida na Suécia, onde foi interpretada como um repúdio à Academia Sueca e à Fundação Nobel. No sábado, a embaixadora dos Estados Unidos na Suécia, Azita Raji, foi a responsável por ler o texto em que Bob Dylan se declarou "honrado".

 

"Se alguém tivesse falado um dia que tinha alguma possibilidade de vencer o prêmio Nobel, teria pensado que tinha tantas chances como a ir à lua", escreveu. Os vencedores do Prêmio Nobel recebem uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas (823.000 euros).

MAIS SOBRE MÚSICA