'A mulher do fim do mundo', de Elza Soares, entra nos dez melhores do New York Times

Primeiro álbum de inéditas da cantora brasileira é citado entre os trabalhos de David Bowie, Beyoncé e Radiohead

por Estado de Minas 12/12/2016 09:59
Circus Produções/Divulgação
'A mulher do fim do mundo' consagra Elza Soares. (foto: Circus Produções/Divulgação)

O jornal americano The New York Times divulgou a lista dos melhores álbuns de 2016. O disco A mulher do fim do mundo, de Elza Soares, está estre os dez primeiros colocados da seleção do crítico Jon Pareles, editor de artes da publicação. A cantora brasileira alcançou a décima posição no ranking, que conta com nomes consagrados da música internacional como Beyoncé, David Bowie, Leonard Cohen e Radiohead. 

''Não é preciso de tradução para reconhecer a ira e a raiva de A mulher do fim do mundo, da Sra. Soares, uma cantora de samba de 79 anos, que há tempos é celebrada no Brasil. Ela usa a rouquisão, mas continua comandando o estado de sua voz para lançar músicas sobre abuso, pobreza e história, luxúria e violência. Elza Soares tem o apoio de músicos de São Paulo que descrevem sua música como 'samba sujo'. Eles injetam no samba tradicional guitarras distorcidas, tambores agressivos e eletrônicos indisciplinados que destacam como a Sra. Soares permanece indomável'', afirma o texto.
 
A mulher do fim do mundo é o 34º álbum de estúdio de Elza Sores, mas o primeiro de músicas inéditas. Lançado em outubro de 2015, o disco já lhe rendeu um Grammy Latino, anunciado em novembro deste ano. 

''Catatônica estou!'', escreveu a cantora em publicação no Facebook, após receber a notícia da consagração do álbum na premiação norte-americana. ''É meu primeiro disco de inéditas. Esse prêmio acaba sendo um reconhecimento do trabalho de muita gente também''. 
 
Beyoncé, Bowie e Radiohead 

A lista, que foi construída a partir da opinião de três críticos, é encabeçado por Lemonade, de Beyoncé, lançado de surpresa em abril. Com este álbum, a cantora norte-americana passa a ser a artista feminina que mais recebeu indicações na história do Grammy. Para a edição 2017 da premiação, ela acumula nove indicações, incluindo Melhor Álbum, Melhor Música e Melhor Gravação do Ano, três das principais categorias.  

A lista ainda segue com David Bowie e seu Blackstar, disco que causou um grande impacto no mundo da música por ter sido lançado dois dias antes da morte do cantor. 

Outros artistas de renome também foram citados como Radiohead, na quarta posição com A moon shaped pool e na quinta, Leonard Cohen com You want it darker

Confira a lista completa:

1. Beyoncé, Lemonade
2. David Bowie, Blackstar
3. A Tribe Called Quest, We got it from here... Thank you 4 your service
4. Radiohead, A moon shaped pool
5. Leonard Cohen, You want it darker
6. Bon Iver, 22, a million
7. Margaret Glapsy, Emotions and math
8. ANOHNI, Hopelessness
9. Savages, Adore life
10. Elza Soares, A mulher do fim do mundo 

MAIS SOBRE MÚSICA