Jeff Buckley, Johnny Cash e Lana Del Rey gravaram músicas de Leonard Cohen; confira

Cantor morreu nesta quinta-feira, 10, aos 82 anos

por Redação EM Cultura 11/11/2016 09:12
Columbia Records/Divulgação
Com mais de 50 anos de carreira, Leonard Cohen influenciou artistas de diferentes gerações. (foto: Columbia Records/Divulgação)
 
 
Autor de uma centena de canções memoráveis, Leonard Cohen morreu nesta quinta-feira, 10, aos 82 anos. Ao longo da carreira, o cantor inspirou músicos como letrista, realizando composições que transitam entre a acidez e o romantismo, marcadas pelo seu timbre de voz grave imerso em instrumentais simples. 

 
Hallellujah, uma de suas músicas mais famosas, já ganhou inúmeras versões realizadas por intérpretes do mundo todo. Em 1994, o cantor Jeff Buckley emprestou sua voz para a composição, fazendo dela uma balada melancólica, trocando o órgão e o coro da orignal por uma guitarra crua. Já Billy Joel e Nick Cave são a prova de que a influência de Cohen extrapola versões e atinge as composições autorais dos artistas. Os cantores regravaram as canções Light as the Breeze e Suzanne, respectivamente. 

O ícone da música country Johnny Cash, que possui um timbre de voz sepulcral semelhante a Leonard Cohen, deu um novo tom para a música Bird on the wire, lançada em 1994 na coletânea American recordings. Lana Del Rey, por sua vez, ídolo da música indie contemporânea, lançou, em 2013, uma versão de Chelsea hotel #2, música sobre um romance que o cantor teve com Janis Joplin, provando que a influência de Leonard Cohen é capaz de ultrapassar gerações.  
 
Confira:
 
 
 
 
 
 
 
 

MAIS SOBRE MÚSICA