Invasão alternativa: Festival No Ar Coquetel Molotov realiza etapa BH neste sábado, 15

Programação inclui Ava Rocha, Boogarins e os californianos do Deerhoof no Espaço Cento e Quatro

por Estado de Minas 14/10/2016 11:11

Joe Singh/Divulgação
Banda californiana Deerhoof toca pela primeira vez no Brasil. (foto: Joe Singh/Divulgação)
 

 

Conhecido por reunir nomes da cena independente, o festival No Ar Coquetel Molotov aterrissa em Belo Horizonte com programação diversificada. O festival será realizado amanhã, no Espaço Cento e Quatro, e reúne 13 atrações brasileiras e uma norte-americana, o trio californiano Deerhoof.

O Coquetel Molotov surgiu em 2001, no Recife, como programa na Rádio Universitária AM , voltado para todos os tipos de música. “Vem daí o nome No Ar”’, explica Ana Garcia, diretora do Coquetel Molotov, que idealizou uma plataforma para levar a Pernambuco as bandas que gostaria de assistir.

“Em 2004, criamos o primeiro projeto do festival. Juntamos forças com outros produtores para trazer o Teenage Fanclub ao Brasil. Depois da primeira edição, foi natural continuar a cada ano. Fomos crescendo aos poucos”, conta.

 

Além do Recife, o festival já realizou edições especiais em Salvador, Fortaleza e Fernando de Noronha. Desta vez, deixa o litoral para mergulhar nas montanhas de Minas, em parceria com a produtora Quente. “Vejo uma ligação muito forte entre Minas e Pernambuco”, diz ela.

Essa conexão ficará explícita no palco. Das 14 atrações, seis são mineiras e três pernambucanas. Entre elas estão Pequeno Céu, Sofia Freire, Congo Congo, Jam da Silva, Guto Lover e Catarina Dee Jah. O line up é composto por artistas em ascensão no cenário musical brasileiro. Entre esses nomes estão Mahmed, Constantina, Serge Erege e Barulhista. “O indie é o novo pop”, brinca Ana, acrescentando que a internet ajudou o segmento a crescer.

Para a etapa belo-horizontina, foi realizada uma enquete. Os nomes mais citados pelo público foram Boogarins e Ava Rocha. A banda goiana de rock psicodélico tocará com o mineiro Vitor Brauer, da Lupe de Lupe. Será o encontro do rock cru do Boogarins com a poesia rebelde de Brauer.

A crise econômica é um complicador para o Molotov. Mesmo assim, a banda californiana Deerhoof vai tocar em BH. Com mais de 20 anos de estrada, ela se apresenta também em São Paulo e no Recife, onde visitará um projeto social de jovens músicos.

YRACEMA

 

Atendendo ao desejo do público, Ava Rocha é uma das atrações do Molotov. A cantora e compositora apresenta o show da turnê do álbum Ava Patrya Yndia Yracema, seu nome de batismo. Ava diz que sua música autoral busca algo popular que seja experimental, mas não intragável. “Nesse álbum, quis ir além da canção inventiva, expandida e experimental para um terreno mais pop, mais quente, menos onírico e aquático como no primeiro disco (Diurno)”, explica.

O fato de o álbum levar seu nome não se deve ao desejo de encontrar uma essência musical. Ava reafirma sua função como “arqueóloga” de sua própria arte. “Nessa escavação, meu nome sintetizou duas coisas: o que se acha e o que se procura”, resume. Mas o que foi encontrado ainda é insuficiente para essa artista inquieta. “Quando acho algo, ainda estou procurando, quero mais. Meu nome se revelou a síntese disso dentro de mim e além de mim”, comenta.

Ava Rocha, que costuma expor sua excentricidade no palco, diz que é importante a troca entre artista e plateia. “Cada lugar impõe muito de si nos shows”, conclui.

 

PROGRAMAÇÃO

CINEMA
16h: Pequeno Céu (MG)
17h: Sofia Freire (PE)
18h: Serge Erege (RJ)
19h: Mahmed (RN)
20h: Constantina (MG)

PALCO QUENTE

20h: Congo Congo (MG)
21h10: Jam da Silva (PE)
22h20: Deerhoof (EUA)
23h30: Ava Rocha (RJ)
0h40: Boogarins (GO)
e Vitor Brauer (MG)

CAFÉ

Nos intervalos
Guto Lover (MG)
Catarina Dee Jah (PE)
Barulhista (MG)

NO AR COQUETEL MOLOTOV BH
Amanhã, a partir das 16h. Espaço Cento e Quatro. Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, (31) 3222-6457. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Informações: www.coquetelmolotov.com.br.

MAIS SOBRE MÚSICA