Sandra de Sá e Ronaldo Bastos participam de debate sobre direitos autorais

Compositores se reúnem nesta terça na casa de shows A Autêntica para discutir modelo de negócios mais democrático para a difusão musical na internet

por Redação EM Cultura 27/09/2016 08:45

Mariana Quintão/Divulgação
Sandra de Sá, presidente da União Brasileira de Compositores (UBC) participa do debate (foto: Mariana Quintão/Divulgação)
Debate sobre direitos autorais na era digital vai reunir nomes importantes da MPB em Belo Horizonte. Promovido pela União Brasileira de Compositores (UBC), o evento Novos meios novos rumos está marcado para esta terça (27), às 20h, na casa de shows A Autêntica.

São esperados a cantora Sandra de Sá, presidente da UBC, o compositor Ronaldo Bastos, diretor da entidade e linha de frente do Clube da Esquina, o violonista e professor mineiro Geraldo Vianna, o compositor baiano Manno Góes e Marcelo Castelo Branco, advogado especializado em direitos autorais.

A reunião n’Autêntica vem ao encontro da mobilização de artistas, autores e editoras para exigir um modelo de negócios mais democrático no tocante à difusão de música na internet. Compositores acusam a fórmula adotada, sobretudo pelo Google e o YouTube, de unilateral, prejudicando os criadores. Manifesto divulgado recentemente afirma que as empresas têm oferecido contratos na base do “pegar ou largar” à classe artística.

No Brasil, entidades autorais exigem receber 4,8% da renda de anúncios no YouTube, mas o Google está disposto a pagar 3,6%, alegando que esse valor supera o que é pago em vários países. A Procure Saber, outra entidade representativa dos compositores brasileiros, acusa o Google de oferecer 25% menos do que o devido.

A mobilização de autores, músicos, editoras e entidades de profissionais do setor tem âmbito mundial. O objetivo é chamar a atenção da sociedade – principalmente dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo – para a forma como o Google e o YouTube armazenam obras artísticas em suas plataformas, sem considerar direitos patrimoniais dos criadores.

NOVOS MEIOS NOVOS RUMOS


Debate sobre direitos autorais. Terça, às 20h. A Autêntica, Rua Alagoas, 1.172, Savassi.


Pede-se confirmar presença por meio do telefone
(31) 3226-9315 ou do e-mail ubcmg@ubc.org.br

MAIS SOBRE MUSICA