Daniel mistura roça e paixão em seu novo álbum de inéditas

Disco tem convidados especiais como Luan Santana, entre outros astros do sertanejo universitário

por Pedro Galvão 25/09/2016 07:41
Universal Divulgação
"Identifico-me com desilusões, questões mal resolvidas" - Daniel, cantor e compositor (foto: Universal Divulgação)

Uma das vozes mais populares do Brasil, Daniel, em seu novo CD, mistura as raízes sertanejas ao romantismo que o consagrou ao longo de quase três décadas de carreira. Com 10 faixas inéditas, o álbum leva o nome do cantor – assim como seu primeiro disco solo, lançado há 18 anos. O projeto reúne declarações apaixonadas em melodias arrastadas e também abre espaço para a moda de viola e uma balada “universitária”.

“A gente grava aquilo com que se identifica. O romantismo sempre foi a marca mais expressiva do meu trabalho, gosto de cantar e me identifico com desilusões, questões mal resolvidas. Valorizo isso”, conta Daniel.

O disco ganhou seu nome, assim como o primeiro álbum solo, de 1998, lançado um ano depois da morte do parceiro João Paulo em acidente automobilístico. “Não usamos o nome de nenhuma faixa como título porque queríamos deixar o público escolher qual é sua música mais importante”, explica.

 

 

Músicas

'Daniel' começa na roça. 'Discurso ensaiado', a faixa de abertura, é cantada e arranjada no estilo “modão”. A letra conta a história de alguém que vai pedir a mão da amada em casamento e conquista o coração do futuro sogro tocando viola.

Curiosamente, um dos versos faz referência a 'Adoro amar você', hit da carreira de Daniel. A explicação está no fato de a letra ter sido escrita por Luan Santana, fã declarado do cantor, em uma tentativa de homenagear o ídolo.

“Foi interessante a forma como ela veio. O Dudu (Borges, produtor do álbum) estava produzindo um projeto do Luan, que chegou com essa música para gravar. Dudu achou genial e falou que mostraria a uma outra pessoa. Aí, me trouxe e acabei gravando”, conta Daniel.

Na sétima faixa, 'Golpe baixo', Daniel tenta se mostrar mais moderno em uma balada sertaneja animada, com direito até ao famigerado “top demais” no meio da letra. A canção fala sobre paixão ardente, assim como boa parte das músicas que projetaram a nova safra do sertanejo. Diego, da dupla Henrique & Diego, divide os vocais com ele.

Nas outras oito músicas , escritas por terceiros e interpretadas por Daniel, o que sobra é um coração apaixonado e o cotovelo às vezes dolorido. Um pouco disso o público já pôde conferir em Inevitavelmente, primeiro single do álbum, cujo clipe, lançado há um mês no YouTube, foi assistido por cerca de 1,5 milhão de pessoas. A letra fala da esperança de um amor ressurgir.



O tom melodramático de 'Inevitavelmente' se repete em 'Prova de fogo', 'Estrela', 'Amores seletivos' e 'Quero todos os seus defeitos', essa última com participação especial de Marcos, da dupla Marcos & Belutti.

 

Esse é o décimo nono título da discografia solo do cantor, 'Daniel' é o primeiro CD de inéditas desde 2011, quando o artista lançou 'Pra ser feliz'. Gravado ao vivo em Brotas (SP), o penúltimo trabalho trouxe sucessos dele e de outros compositores.


DANIEL

. Universal Music
. Preço médio: R$ 21,90

MAIS SOBRE MÚSICA