Duo franco-cubano Ibeyi anuncia shows no Brasil em outubro

Filhas de famoso ex-membro do Buena Vista Social Club, as gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi cantam em inglês e iorubá

por Estado de Minas 05/09/2016 08:00

Foto: Reprodução/Site Ibeyi
(foto: Foto: Reprodução/Site Ibeyi)

 

Ibeyi, duo composto pelas irmãs gêmeas Lisa-Kaindé e Naomi Díaz anunciaram nesta terça, 2, dois shows em terras brasileiras. As apresentações  acontecerão em outubro em São Paulo e no Rio de Janeiro. Filhas do famoso percussionista cuabano Anga Díaz, do Buena Vista Social Club, e da cantora franco-venezuelana Maya Dagnino, Lisa toca piano e Naomi os tradicionais instrumentos de percussão espano-cubanos cajón e batá drum e as duas cantam, embora Lisa seja a voz principal. Seu estilo mescla influências da percussão cubana, soul, R&B, e música eletrônica.

 

Em iorubá, língua africana disseminada nas américas pelos escravos traficados por colonizadores europeus, Ibeyi significa "gêmeas". De acordo com informações no site das cantoras, o povo Iorubá é conhecido por uma alta taxa de gêmeos, que são um importante elemento de sua cultura. Ibeyi ou Ibeji é também a divindade gêmea Iorubá. A forte ligação com a cultura anscestral e os Orixás se estende às músicas do duo, como é o caso de Oyá, que homenagea a orixá, mais conhecida no Brasil como Iansã e de River, música cantada a Oxum.

 

Nascidas em Havana e criadas em Paris, as irmãs começaram a aparecer para o mundo com seu com o single River, e sua música vem numa crescente impressionante, chegando a chamar a atenção de Beyoncé. Este ano, as duas participaram do curta do albúm Lemonade da cantora. Os shows no Brasil estão marcados para os dias 13 e 15 de outubro, no Audio em São Paulo e no Circo Voador, no Rio de Janeiro, respectivamente. Confira o vídeo em que o duo canta "Barasu-Ayo", reza á entidade Eleguá.

 

MAIS SOBRE MÚSICA