Júri dita que Led Zeppelin não plagiou 'Stairway to Heaven'

O clássico do grupo foi alvo de processo que corria na Justiça há dois anos

por AFP 23/06/2016 15:14
Reprodução/Internet
(foto: Reprodução/Internet)
Um júri de Los Angeles ditou nesta quinta-feira que a célebre canção do Led Zeppelin, Stairway to Heaven, não foi um plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit. A mítica balada da banda, um dos grupos lendários da história do rock, foi alvo de um processo há dois anos pelo administrador do inventário do guitarrista do Spirit, Randy California, que reclamava milhões de dólares por perdas e danos.

Jimmy Page e Robert Plant, guitarrista e vocalista do grupo de rock inglês, defenderam sua canção das acusações do Spirit, um psicodélico grupo de Los Angeles que recebeu elogios dos críticos, mas jamais conseguiu a fama internacional de Led Zeppelin.

O grupo americano afirmava que o emblemático solo de guitarra melancólico que começa a música é retirado do instrumental Taurus, de 1968, três anos antes da canção em questão. Após dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal decidiu que a canção não havia sido plagiada, mas considerou que havia material suficiente para um processo.

MAIS SOBRE MÚSICA