Filhos de compositores seguem os passos dos pais e lançam suas próprias carreiras musicais

Chico Chico, Maria Rita e Tom Veloso são exemplos de artistas com sobrenome de peso na MPB

por Agência Estado 16/06/2016 08:00

Marcos Vieira/EM/D.A Press
Chico Chico, filho da cantora Cássia Eller, em apresentação no CCBB da Praça da Liberdade (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press )
No ano passado, o cantor e compositor Chico Chico, filho da cantora Cássia Eller, morta em 2001, lançou seu álbum de estreia 2X0, com faixas autorais que transitam pelo rock, blues, folk e MPB: 'Caponav', 'Quanto calor', 'Folhas da Praça Paris' ou 'Nada mais'. Em Belo Horizonte, se apresentou em outubro de 2015, no CCBB. Quem estava presente se assustou com a voz do garoto. Cássia, de alguma forma, estava ali presente. A entonação, o jeito de cantar, a maneira de sorrir: tudo era muito parecido com a mãe.

A “presença” de Cássia e as inevitáveis identificações, porém, não o assombram. “As pessoas criam isso (de não falar sobre o assunto). Mas está tranquilo. Agora, eu acho que (o fato de ter o sobrenome Eller) facilita alguma coisa. Eu não estaria falando com você. Uma pena, isso reflete algo que está errado na mídia”, disse na época do lançamento.

Desde que se lançou como cantora, em 2002, Maria Rita teve de lidar com as inúmeras comparações com a mãe, Elis Regina (1945-1982). Uma responsabilidade imensa, já que ela é considerada uma das maiores intérpretes brasileiras. Em 2012, quase 10 anos depois, Maria Rita aceitou o desafio e lançou em CD e DVD o registro do show Redescobrir, em que ela – finalmente – canta o repertório da mãe, Elis.

Os primeiros cinco shows ocorreram dentro do projeto Nivea Viva Elis, que relembrou os 30 anos da morte da cantora, no começo daquele mesmo ano. O projeto, entretanto, virou uma turnê que percorreu o país ao longo do ano, mas a decisão de cantar as músicas de Elis Regina não veio de maneira fácil e, segundo Maria Rita, ela sentia uma “insegurança descabida” de revisitar a obra da mãe.

Já o filho caçula de Caetano Veloso, Tom Veloso, de 18 anos, é o principal compositor da banda Dônica. O estilo musical do grupo é o rock, mas tanto nas letras quanto nas melodias ficam claras as influências da música popular brasileira, como Lenine, Milton Nascimento e, obviamente, Caetano Veloso. “Mostro minhas composições. Ele (Caetano Veloso), no entanto, nunca dá palpite. Não mexe em nada, só diz se gostou ou se não gostou”, afirmou Tom, em entrevista. O jovem compositor, embora tenha uma proposta musical diferente da do pai, nunca descartou tocar suas composições. (Estadão Conteúdo)

MAIS SOBRE MÚSICA