Beyoncé é processada por plágio em Lemonade

Cineasta afirma que elementos visuais foram copiados de um curta-metragem

por Diário de Pernambuco 09/06/2016 18:05

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
HBO/Divulgação
Lemonade será exibido no Brasil pela primeira vez nesta semana (foto: HBO/Divulgação)

Beyoncé está sendo acusada de copiar ideias de um cineasta norte-americano na produção de Lemonade. Lançado há pouco menos de um mês, o álbum visual conta com doze faixas divulgadas em forma de documentário e será exibido pela primeira vez no Brasil no dia 17 de junho, pela HBO. Até o momento, representantes de Beyoncé não se pronunciaram.

Uma semana antes da estreia, no canal de TV paga HBO, a artista divulgou um trailer de 60 segundos para anunciar o novo trabalho. De acordo com The Hollywood Reporter, Matthew Fulk alega que elementos visuais presentes no curta-metragem Palinoia, de autoria dele, foram indevidamente copiados no material promocional.

No processo, ele elenca nove similaridades estéticas entre Lemonade e Palinoia. Dentre elas, "grafites e pessoas com cabeças abaixadas, pessoas vermelhas com solhos obscuros" e a disposição gráfica dos nomes dele e de Beyoncé.

Matthew Fulk trabalha de forma independente no ramo do cinema e é diretor criativo de uma estação de notícias em Louisville, nos Estados Unidos. Ele diz ter sido abordado meses atrás para dirigir o videoclipe de um artista chamado MS MR, ligado à gravadora de Beyoncé. Dessa forma, alega Matthew, o material teria chegado à equipe da cantora.

Não é a primeira vez que a cantora, esposa do rapper Jay-Z, sofre acusações de copiar material artístico de outro artista. Em junho de 2015, o backing vocal Ahmad Lane abriu um processo contra a Parkwood Entertainment e a Columbia Records baseado na acusação de que XO, do álbum Beyoncé, era fruto de plágio. A defesa chamou o processo de "vago" e a artista não foi condenada.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA