Trio paulista Metá Metá faz show arrebatador em Belo Horizonte

'Nós somos o Ministério da Cultura', afirma o violonista Kiko Dinucci

por Ângela Faria 15/05/2016 15:16
Pablo Pires/EM
Metá Metá se apresentou na casa de shows A Autêntica, em BH (foto: Pablo Pires/EM )

"Veste o fogo, espada/ Chama não se apaga". O verso da canção Oyá dá bem a medida do show com que o trio paulista Metá Metá lotou a casa A Autêntica, na Savassi, na madrugada de domingo (15). A cantora Juçara Marçal, o saxofonista Thiago França e o violonista Kiko Dinucci, nomes de ponta da renovação da MPB contemporânea, não apresentaram apenas boas canções. Do palco, comandaram uma espécie de celebração da vida. Profissão de fé, a música do Metá Metá convoca todo mundo a lutar pelo direito à esperança neste Brasil em crise.

"E o golpe do destino/ Esse eu sinto mas não caio/ Guerreio é no lombo do meu cavalo", cantou Juçara, em São Jorge, com sua impressionante capacidade de fazer com a bela voz o que quiser. Ela pode ser doce, bem baixinha, ou vigorosa -- sempre a serviço da canção. Dinucci, com seu violão abençoado por Exu (o orixá conhecido por abrir os caminhos), e França, com seu impressionante saxofone (músicos à beira do palco admiravam a performance, literalmente, de boca aberta), mostraram por que São Paulo está na linha de frente da MPB contemporânea.

Canções bem-vindas de Itamar Assumpção e Alice Ruiz, a bela Samuel, de Rodrigo Campos, e o " repertório de guerra" do Metá Metá, inspirado nos ritmos ancestrais da África, fizeram daquela celebração uma noite especial. "Acabaram com o Ministério da Cultura? Pois nós aqui somos o Ministério da Cultura", desafiou Dinucci, ovacionado pela plateia. O violonista criticou "o golpe contra a democracia". Da plateia ouviam-se gritos de "Fora Temer!".

Depois de lançar os elogiados discos Metá Metá (2011) e MetaL MetaL (2015), o trio prepara-se para lançar o novo trabalho, cujo lançamento está previsto para junho, com show no carioca Circo Voador. O trio, que construiu sua respeitada carreira à margem da indústria fonográfica, avisa: vai ter CD, LP e streaming. Além, claro, de download gratuito no site do Metá Metá.

MAIS SOBRE MÚSICA