Músicos sertanejos se reúnem em dois dias de festa em BH

Festival Brasil Sertanejo anima a Esplanada do Mineirão no fim de semana

por Ana Clara Brant 13/05/2016 08:00
Fernando Hiro/Divulgação
(foto: Fernando Hiro/Divulgação)
Desde o ano passado, Chitãozinho & Xororó vêm se apresentando pelo país com seu novo projeto, Clássico, que, como o próprio nome diz, reúne grandes sucessos dos 45 anos de estrada dos irmãos. A novidade é que a iniciativa, que resultou em um CD e um DVD, é realizada ao lado de outra dupla sertaneja, Bruno & Marrone. “Em 2013, fomos convidados para ser embaixadores da Festa do Peão de Barretos e lá fizemos uma apresentação junto com Bruno & Marrone. Na época, foi recorde de público. Daí surgiu a ideia de fazer algumas apresentações pelo interior de São Paulo e Minas. Deu tão certo que decidimos gravar um DVD para marcar esta parceria”, revela Xororó.

O show – que tem produção musical de Dudu Borges, cenário de Zé Carratu e direção de Raoni Carneiro – é uma das atrações do Festival Brasil Sertanejo, que ocorre amanhã e domingo, na Esplanada do Mineirão. No repertório, os principais hits de Chitãozinho & Xororó – Evidências e Fio de cabelo –, além de Vidro fumê e Dormi na praça, de Bruno & Marrone. “É uma apresentação muito especial. Em alguns momentos, cantamos separados e, em outros, dividimos o microfone. Levamos para o palco músicas que marcaram época, grandes sucessos e apresentamos também algumas inéditas criadas especialmente para esse encontro”, acrescenta Xororó.

Não é de hoje que a dupla investe em parcerias com colegas. Nos anos 1990, realizaram o projeto Amigos com as duplas Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. A série de musicais rendeu especial na TV, shows e discos. “O bom é inovar sempre. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é justamente através das parcerias”, acredita o cantor.

Clássico é apenas um dos destaques do primeiro dia do evento no Mineirão, que vai reunir outros veteranos do gênero: Zezé di Camargo & Luciano e Leonardo & Eduardo Costa, com o show Cabaré. O domingo será reservado para os representantes da nova geração: Gusttavo Lima, Jads & Jadson, Luan Santana, Victor & Fabiano e os irmãos de Tocantins Henrique & Juliano. Os dois são considerados os primeiros artistas brasileiros a alcançar 1,5 bilhão de views no YouTube. E a marca só aumenta. São aproximadamente 9 milhões de views a cada 48 horas, cerca de 130 milhões de visualizações por mês. “Ficamos muito felizes. É um número expressivo demais e queremos continuar nesse caminho. Mas não tem fórmula para explicar essas marcas de sucesso. É resultado de um trabalho realizado dentro do tempo certo – do nosso e do de Deus. Ter os pés no chão é fundamental”, comenta Henrique.

Nascida na cidade tocantinense de Palmeirópolis, a dupla começou a se apresentar nas rádios do município e chegou a tocar para grandes públicos interpretando e dublando sucessos do Mamonas Assassinas. “Isso foi bem lá no início, na nossa adolescência, e a gente se divertia muito”, recorda o sertanejo. A grande virada ocorreu em 2014, quando gravaram o segundo DVD ao vivo no estádio Mané Garrincha, na capital federal. No ano seguinte, Não tô valendo nada entrou para a trilha sonora da novela I love Paraisópolis, da TV Globo. “Aquela apresentação em Brasília foi bem importante. Notamos que as pessoas estavam ali por causa da gente. Em Barretos, em 2015, também foi assim. Chegamos como embaixadores da festa e foi emocionante”, celebra.

Adeptos do estilo romântico, Henrique & Juliano prometem levar “show bem completo” ao Mineirão. A dupla atribui o sucesso do sertanejo a “falar a linguagem do brasileiro”. “É um estilo musical que sente e expressa a realidade de quem curte o som. Fora que você tem letras românticas, animadas. Agrada a todos”, conclui.

Festival Brasil Sertanejo
Amanhã e domingo, a partir das 16h,
na Esplanada do Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Pampulha). Ingressos de R$ 70 a R$ 560. Vendas: Nenety Eventos: Shopping 5ª Avenida,
Piso C, Loja 16 – Rua Alagoas, 1.314, Funcionários (www.nenety.com.br).
Lojas Central dos Eventos dos shoppings;
By Ticket dos shoppings.
Informações: (31) 3281-2737.

PROGRAMAÇÃO

» Amanhã:
  • Zezé di Camargo & Luciano
  • Chitãozinho & Xororó
  • Bruno & Marrone
  • Leonardo & Eduardo Costa com o show Cabaré

» Domingo:
  • Henrique & Juliano
  • Gusttavo Lima
  • Jads & Jadson
  • Luan Santana
  • Victor & Fabiano

MAIS SOBRE MÚSICA