Toquinho no mundo da criança acontece amanhã, no Teatro Bradesco

por Mariana Peixoto 09/04/2016 07:00
Luiz Tripolli/Divulgação
(foto: Luiz Tripolli/Divulgação )
Toquinho é o convidado da primeira edição de 2016 do projeto Diversão em cena ArcelorMittal. Amanhã, no Teatro Bradesco, o cantor e compositor faz o show Toquinho no mundo da criança, em que vai tocar clássicos do cancioneiro infantil, como Aquarela, O pato, O caderno, A bicicleta e A casa. Parte dessas canções é fruto da parceria com o poeta e também compositor Vinicius de Moraes, que teve início em 1969, durante o período que ele passou na Itália.

Foram sete meses em Roma com Chico Buarque. A passagem da dupla foi muito bem contada pelo próprio Chico no documentário Chico: artista brasileiro (2015), de Miguel Faria Jr. Para quem não viu, vai a versão de Toquinho para o dia em que os dois se apresentaram para meia dúzia de italianos desinteressados num castelo nos arredores de Roma.

“Um castelo enorme, a gente entrou pelos fundos, pela cozinha, e fomos parar num salão de pedra. O palquinho só dava para nós dois. E as pessoas sentadas ali embaixo para ouvir a gente tocar e cantar uma música, e outra, e surgiram aquelas palminhas mixurucas. Foi aí que um dos que estavam assistindo, um homem baixinho, levantou-se e, para tentar animar o pessoal, começou a dançar sozinho. Então, a gente entrou com Mamãe eu quero, com alguns palavrões no meio da letra, pois começamos a incorporar a bagunça daquele lugar surrealista...”

Pois bem. No fim dessa temporada italiana, Toquinho foi apresentado para Vinicius para gravar um disco dele. A parceria rendeu e vieram as canções infantis ao longo dos anos. Além do Poetinha, ainda compôs com Mutinho e Elifas Andreatto.

“Divirto-me fazendo músicas infantis. É preciso ter muito humor para fazê-las. Outra coisa: há que ter humildade, despojar-se de coisas aprendidas e fazer o que o som pede. Não se pode subestimar a criança e fazer qualquer blá-blá-blá.”

Aos 69 anos, ele continua intercalando na agenda shows para os públicos adulto e infantil. Sobre a apresentação de amanhã, ele comenta: “Mesclo as canções e as crianças também se sensibilizam com as mensagens das letras, pois hoje são muito mais ligadas em tudo. Claro que ressalto mais as músicas infantis e conto histórias relacionadas a elas.”

TOQUINHO NO MUNDO DA CRIANÇA
Show amanhã, às 16h, no Teatro Bradesco, Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, (31) 3516-1360. Ingressos esgotados.

MAIS SOBRE MÚSICA