Alemanha agradece David Bowie por ter 'ajudado a derrubar muro' de Berlim

Homenagem foi divulgada no Twitter do ministério alemão das Relações Exteriores

por AFP - Agence France-Presse 11/01/2016 09:48
AFP / ODD ANDERSEN
Homenagens a David Bowie são vistas fora de sua antiga casa em Berlim (foto: AFP / ODD ANDERSEN )
O ministério alemão das Relações Exteriores agradeceu nesta segunda-feira David Bowie por ter "ajudado a derrubar o Muro" de Berlim com seu mítico Heroes, um hino da Guerra Fria. "Adeus David Bowie. Agora está entre #Heroes. Obrigado por ter ajudado a fazer o muro cair", escreveu o ministério em sua conta no Twitter, após a morte do artista britânico no domingo aos 69 anos.

Esta canção foi escrita quando o artista havia se refugiado em Berlim no fim dos anos 1970 para fugir da fama e se curar de seu vício em drogas. Na época observou um casal de namorados se beijando junto ao muro, uma cena presente em Heroes como um chamado ao amor para superar as divisões: "Posso lembrar, de pé ao lado do muro, e as armas disparando sobre nossas cabeças, e nos beijamos como se nada pudesse cair".

Também cantou esta música em um show em frente ao edifício do Reichstag, perto do Muro em 1987, e centenas de berlinenses orientais puderam ouvi-lo do outro lado. O lendário músico britânico morreu no domingo aos 69 anos em consequência de um câncer, dois dias após o lançamento de seu 25º álbum, uma notícia inesperada que provocou uma enxurrada de homenagens em todo o mundo.

MAIS SOBRE MÚSICA