Indicados ao Grammy: Kendrick Lamar lidera e ameaça reinado de Taylor Swift

Com 11 indicações, rapper pode reduzir potência da popstar, que vem sendo tratada como favorita pela premiação

por AFP 07/12/2015 18:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

 

O rapper Kendrick Lamar e a cantora popr Taylor Swift lideram as indicações aos prêmios Grammy, anunciadas nesta segunda-feira, 7, e que serão entregues em 15 de fevereiro em Los Angeles. Lamar lidera com 11 indicações, entre elas a de Melhor canção com Alright e Melhor álbum por To pimp a butterfly.

Swift disputa o prêmio de Melhor canção do ano com Blank space e Melhor álbum por 1989, além de Gravação do ano, na 58ª edição dos prêmios da indústria da música americana. Entre os indicados, também ganha destaque o inglês Ed Sheeran por seu single Thinking out loud, aspirante a Melhor música e a Melhor gravação do ano.
Interscope/Divulgação
Dono de dois Grammy, Kendrick pode superar favoritismo da 'queridinha' Taylor em fevereiro (foto: Interscope/Divulgação)
Enquanto Swift, de 25 anos e que migrou da música country ao pop com um sucesso espetacular, já ganhou sete prêmios Grammy, Kendrick Lamar possui apenas duas estatuetas. Antes do lançamento em 20 de novembro de 25, da britânica Adele, 1989, lançado por Taylor em 2014, era o álbum mais vendido em todo o mundo este ano.

Blank space é o segundo vídeo mais assistido na história do YouTube, atrás de Gangnam Style do coreano Psy, com mais de 1,3 bilhão de cliques até hoje.

Os demais indicados na categoria de Melhor Álbum são Alabama Shakes por Sound & Color, Chris Stapleton por Traveller, e the Weeknd por Beauty Behind the Madness.

Dois brasileiros também aparecem na disputa, Gilberto Gil, indicado na categoria World Music com com Gilbertos Samba Ao Vivo, e Eliane Elias, indicada na categoria Latin Jazz.

 

 

Já os latino-americanos Ricky Martin, Alejandro Sanz e Julieta Venegas foram indicados ao prêmio de Melhor álbum pop latino, junto com o espanhol Pablo Alborán e o cubano Alex Cuba. Os organizadores anunciaram ainda que o músico Lionel Richie será homenageado como "Personalidade do Ano", prêmio dado a um artista pela sua contribuição ao longo da história para a música.

Os Grammys são atribuídos desde 1959 pela Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação dos Estados Unidos. Atualmente há 83 categorias de premiação. Entre as indicações reveladas nesta segunda-feira, destaca-se a da cantora de rock alternativo australiana Courtney Barnett, que disputa o Grammy de Melhor Artista Revelação. Os demais indicados nesta categoria são os britânicos James Bay e Meghan Trainor e os americanos Tori Kelly e Sam Hunt.

 

Confira lista completa de indicados ao Grammy 2016 no site oficial da premiação.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA