Gilberto Gil lidera artistas brasileiros indicados ao Grammy 2016

Baiano pode conquistar segundo troféu da carreira na categoria de Melhor álbum de world music

por Agência Estado 07/12/2015 17:27

Gilberto Gil disputa o Grammy de Melhor álbum de World Music com o registro ao vivo de seu último trabalho, Gilbertos samba. O baiano concorre com a cantora beninense Angélique Kidjo, vencedora da mesma categoria na última edição do Grammy, e com o grupo sul-africano Ladysmith Black Mambazo, que conquistou o prêmio em 2014. A lista de indicados é completa por Anousha Shankar, filha de Ravi Shankar e irmã de Norah Jones.

Youtube/Reprodução
Versão ao vivo do álbum 'Gilbertos samba' pode estar entre vencedores anunciados em fevereiro (foto: Youtube/Reprodução)
Gil já conquistou o mesmo troféu em 1999 com outro registro ao vivo, Quanta live. A galeria de brasileiros vencedores do Grammy de World music ainda inclui Caetano Veloso (por Livro, em 2000), João Gilberto (João voz e violão, em 2001), Milton Nascimento (Nascimento, 1998) e Sérgio Mendes (Brasileiro, 1993).

 

Anunciadas nesta segunda-feira, 7, as indicações à 58ª edição do Grammy Awards ainda incluem mais acenos à cultura tupiniquim. A cantora brasileira Eliane Elias concorre a melhor álbum latino de jazz com Made in Brazil. Garota de Ipanema, regravada pela pianista brasileira Catina DeLuna, ganhou menção na categoria Melhor arranjo vocal e instrumental para o arranjador venezuelano Otmaro Ruiz. A canção concorre com David Bowie e a canção Sue (Or in a season of crime).

 

Confira trecho do trabalho de Gil indicado ao Grammy:

 

 

Líder de indicações

O rapper Kendrick Lamar lidera as indicações no 58ª Grammy Awards, tradicional premiação da música norte-americana, que será realizada em 16 de fevereiro de 2016, em Los Angeles. No total, o músico de 28 anos tem 11 indicações, levando em conta suas colaborações com Taylor Swift e The Weeknd, que disputam em 7 categorias.

Taylor Swift, The Weeknd e Kendrick Lamar disputam juntos a principal categoria da premiação, álbum do ano. Além de To pimp a butterfly, de Kendrick, 1989, de Taylor Swift, e Beauty behind the madness, do The Weeknd, concorrem ao prêmio o cantor Chris Stapleton com Travelier e a banda de rock Alabama Shakes, com o segundo disco da carreira, Sound & color.

MAIS SOBRE MÚSICA