Miles Davis é eleito maior jazzista de todos os tempos pela BBC

Trompetista norte-americano desbancou nomes como John Coltrane, Bill Evans e Louis Armstrong em votação de ouvintes da emissora britânica

por Estado de Minas 16/11/2015 13:55
www.milesdavis.com/Divulgação
Miles Davis participou de vários movimentos do jazz, como cool, bebop e fusion, e segue influenciando músicos pelo mundo (foto: www.milesdavis.com/Divulgação)
Entre outros medalhões imortais como John Coltrane, Bill Evans e Louis Armstrong, o trompetista norte-americano Miles Davis (1926-1991) foi eleito o maior artista de jazz de todos os tempos em pesquisa realizada pela BBC, emissora pública de rádio e televisão que é uma das principais do Reino Unido. Ouvintes dela e da Jazz FM participaram da votação, que contemplou dez artistas.

Davis, que participou de vários movimentos do jazz – a exemplo do bebop, cool e fusion –, lançou discos icônicos como Kind of blue (1959) e Bitches brew (1970). Foi premiado diversas vezes (são vários Grammy), encabeçou listas (como a da revista Downbeat) e é reconhecido pelo Rock and Roll Hall of Fame, nos Estados Unidos, como “figura chave na história do jazz”.

Os outros nove artistas citados na lista são, em ordem, Louis Armstrong, Duke Ellington, John Coltrane, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Billie Holiday, Thelonious Monk, Bill Evans e Oscar Peterson. A vida de Miles Davis está prevista para chegar ao cinema ainda este ano: com direção de Don Cheadle, que também encarna o músico na telona, a cinebiografia Miles ahead terá 100 minutos e também conta com Ewan McGregor no elenco.

MAIS SOBRE MÚSICA