Adele tem recordes na casa dos milhões

Cantora e compositora britânica alcançou números impensáveis de execução e venda do single 'Hello'

por Diário de Pernambuco 16/11/2015 09:57

YouTube/Reprodução
Single Hello bateu recordes de venda e execução (foto: YouTube/Reprodução)
Após três anos em completo silêncio, Adele volta ainda com mais força. O álbum sucessor do vencedor de seis Grammys, 21 (2011), já era esperado por interromper o duradouro hiato desde a interpretação ao vivo de Skyfall durante a cerimônia do Oscar, no qual garantiu a 007 a única estatueta de melhor canção da franquia, em 2013.


Poderia ser encarado como um desafio para quem passou tanto tempo longe da vida pública. Antes mesmo da estreia, entretanto, 25 estarrece o mercado com o poder da cantora britância mais rica do Reino Unido. Adele destoa dos padrões estéticos de magreza e descarta coreografias sensuais. Conquista público e crítica com uma poderosa voz, a mescla de soul, R&B e blues e declarações próximas ao "mundo real".

 

Com o impacto de Hello, cuja estreia é a mais vista no YouTube, mais executada em streaming e mais comprada na versão digital, a britânica atraiu todos os holofotes para a estreia do projeto, na próxima sexta-feira. O álbum contém 11 faixas inéditas, além de três extras disponíveis apenas na versão deluxe, e já pode ser adquirido em pré-venda.

 

A queridinha Taylor Swift, Madonna, Beyoncé e os saudosos Michael Jackson e Whitney Houston tiveram números superados pelo single, apresentado apenas uma vez ao vivo, no NRJ Awards, na França, na semana passada. O disco pós-maternidade da rainha do pop, Ray of light - especialmente a música Frozen -, é uma das inspirações apontadas por Adele para a obra, assim como as Spice Girls. Única faixa do terceiro álbum da cantora e compositora britânica divulgada até então, Hello foi composta durante seis meses. A letra descreve uma ligação telefônica para um ex-namorado na qual pede desculpas e torce pelo bem do rapaz. O clipe foi visto por mais de 310 milhões de internautas.

 

O título de 25 segue a mesma lógica dos anteriores: a idade dela durante a composição, embora conte 27. As letras sobre relacionamentos findos entre lágrimas, entretanto, são substituídas por um tom mais sóbrio nas faixas inéditas, esperadas pelos fãs desde maio de 2014, quando uma publicação no Twitter provocou expectativa de composições novas ainda no ano passado. "Tchau, 25. Vejo você no fim do ano", escreveu, às vésperas do aniversário de 26 anos.

 

Agora mãe de Angelo, de 3 anos, livre do vício de cigarro, 30 quilos mais magra e recuperada dos problemas nas cordas vocais que tiraram a voz dela e a obrigaram a suspender a turnê de Adele alive, em 2011, a cantora defende ter passado por um profundo amadurecimento no período fora dos holofotes nas entrevistas concedidas às vésperas do lançamento.

Reuters
Álbum '21' rendeu venceu seis Grammys para Adele (foto: Reuters)

 

Inspiradas pela maternidade e pelo relacionamento com o empresário e CEO da organização filantrópica Drop4Drop - ao qual é dedicada Water under the bridge, sobre ser a pessoa certa para alguém -, as canções de dor de cotovelo cedem espaço a reflexões sobre a passagem do tempo, arrependimentos e compensações, como confessou em carta sobre o disco.

 

O início da turnê do disco ainda não foi confirmado, mas Adele deu indícios de uma longa sequência de shows, com hits anteriores garantidos no repertório e arenas incluídas no circuito. "25 é sobre começar a saber quem eu me tornei sem perceber. E eu sinto muito que levou tanto tempo, mas, você sabe, a vida acontece", ela pediu desculpas, ao anunciar o álbum, no Twitter. E, pela resposta, os fãs mostram não ter guardado rancores.

 

SERVIÇO

25, de Adele

Gravadora: Sony/BMG

Preço (pré-venda): R$ 24,90

 

Mulher de milhões

23,2 milhões de visualizações do clipe Hello nas primeiras 24 horas. Superou Bad blood, de Taylor Swift, visualizado 20,1 milhões de vezes

 

100 milhões de visualizações nos primeiros cinco dias. O recorde era de Wrecking ball, de Miley Cyrus, que demorou seis dias

 

4,9 milhões de execuções no Spotify, o maior número até agora

 

20,4 milhões de execuções nos serviços de streaming dos EUA na primeira semana. Deixou para trás What do you mean?, de Justin Bieber, com 10,1 milhões

 

7,3 milhões de audições em streaming no Reino Unido. O recordista também era Bieber, com 3,87 milhões

 

1,11 milhões de vendas da versão digital nos EUA, à frente de Right round, de Flo Rida, com 626 mil downloads

 

11,2 milhões de vendas do álbum 21 nos EUA, o mais vendido desde 1991, quando começou a contagem 10 semanas como disco mais vendido no Reino Unido, 21 bateu o recorde de The immaculate collection, de Madonna

 

50 milhões de libras (R$ 286 milhões) é o montante da fortuna de Adele, a artista britânica mais rica com menos de 30 anos, de acordo com o Sunday Times, desde 2012. Katherine Jenkins estava no topo da lista em 2011

 

Hello é o lançamento mais importante no YouTube em 2015, à frente do trailer de Star wars: Episódio VII - O despertar da força, cuja estreia será em 17 de dezembro

YouTube/Reprodução
Disco '25' encerra hiato de três anos (foto: YouTube/Reprodução)

 

Sobre canções

When we were young é a faixa preferida da artista, uma parceria com o cantor e compositor Tobias Jesso Jr. A balada foi comparada por ela, em entrevista à revista Rolling Stone, a The way we were, que a fez chorar quando interpretada por Barbra Streisand no Oscar.

 

Remedy foi escrita para o filho, entre lágrimas. Mas ela diz cantar para todas as pessoas amadas. Ela divide a autoria com Ryan Tedder (Rumour has it e Turning tables).

 

Send my love se dirige a uma paixão de Adele entre o garoto para quem escreveu as canções de 21 e o atual. Conta com o produtor sueco Max Martin, procurado por ela após ouvir I knew you were trouble, de Taylor Swift. Ele já trabalhou com N’Sync, Katy Perry e Britney Spears.

MAIS SOBRE MÚSICA