Tiê apresenta nesta quarta em BH show de seu terceiro CD, 'Esmeraldas'

Apresentação do Granfinos traz repertório de disco gestado na cidade mineira de Esmeraldas

11/11/2015 08:30
Daryan Dornelles/Divulgação
(foto: Daryan Dornelles/Divulgação)
Foi em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que nasceu o terceiro disco da cantora paulista Tiê. O álbum, que ganhou o mesmo nome precioso da cidade, tem uma história curiosa. A artista estava se sentindo completamente sem inspiração e foi passar férias com a família na cidade mineira. Lá, surgiram as primeiras ideias que resultaram no disco, base do show que ela apresenta hoje em Belo Horizonte.

O “bloqueio criativo”, como ela diz, veio depois que sua rotina passou a ficar muito intensa, a partir de 2013. “Com duas filhas, família e uma produtora para cuidar, era bem complicado pensar em algo. Por isso demorei bastante (a compor)”, diz Tiê. A fase das fraldas deu origem à canção Máquina de lavar, que veio como uma brincadeira, mas acabou entrando no disco. “Foi então que resolvi pedir ajuda, já que não deu certo com os produtores que a gravadora indicou.”

Em uma apresentação que Tiê fez com Tulipa Ruiz em Nova York, ela conheceu David Byrne, fundador da lendária banda Talking Heads. Dois anos depois do encontro, Byrne presenteou Tiê com duas melodias. A partir daí, a criatividade da cantora e compositora deslanchou, e o disco finalmente saiu ao estilo característico de Tiê – num sincero retrato de seus sentimentos.

Esmeraldas ficou gravado na vida de muitos noveleiros, já que a faixa A noite foi tema da novela I Love Paraisópolis. Em 2012, Piscar de olho, do disco A coruja e o coração (2011), foi trilha de Cheias de charme. Tiê é reservada ao falar sobre o sucesso e a repercussão da música na TV e na internet, mas diz que o importante é a interação com o público. “Hoje em dia, não tem como fugir das redes sociais. É lá que vejo o que as pessoas estão achando do meu trabalho e onde consigo divulgar os shows e as coisas que ocorrem na minha vida.”

Com três álbuns lançados – Sweet jardim (2009), A coruja e o coração (2011) e Esmeraldas (2014) –, Tiê cultivou diversas parcerias ao longo de sua carreira. Toquinho foi o primeiro com quem ela gravou e viajou em turnê pelo Brasil e pela Europa.  Da nova safra de músicos brasileiros ela já trabalhou com Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Marcelo Jeneci. “Fazer música com pessoas renomadas e também com os mais atuais é ótimo, porque pego o que a pessoa tem de melhor e passo a usar no meu trabalho. Sempre enriquece”, afirma.

TIÊ

Show com a cantora nesta quarta-feira, às 22h, no Granfinos (Avenida Brasil, 326, Santa Efigênia, (31) 3241.1482). Ingressos: R$ 35.

MAIS SOBRE MÚSICA