Recluso no Copacabana Palace, João Gilberto trabalha em novo projeto

Reportagem da Folha de S.Paulo se hospedou no célebre hotel carioca atrás de pistas sobre as criações inéditas do pai da Bossa Nova.

por Estado de Minas 10/11/2015 13:33
Reprodução / Instagram
João Gilberto e a filha Bebel em agosto durante passagem dela pelo Brasil (foto: Reprodução / Instagram)
Um dos mais ilustres – e misteriosos – compositores da música popular brasileira está literalmente em retiro criativo. De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, aos 84 anos, João Gilberto mudou-se para o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. "Sim, ele está uns tempos no Copa. E está trabalhando em um projeto musical novo", disse a empresária Claudia Faissol.

A reportagem da Folha se hospedou dois dias no famoso hotel carioca à espera de qualquer pista de João Gilberto. Como é de seu feitio, o criador da bossa nova está recluso. Durante o plantão do repórter Chico Felitti, não deu o ar da graça em espaços públicos. De acordo com funcionários do hotel, ele teria conseguido a gratuidade de receber o café da manhã no quarto. As diárias mais em conta do Copacabana Palace custam cerca de R$ 1.000.



Mesmo morando no hotel, João Gilberto permanece fiel aos antigos hábitos. "Pelo menos três vezes por semana ainda pede comida aqui", diz Sebastião Alves, há 40 anos gerente do restaurante Degrau. O filé servido no estabelecimento no Leblon é preferido do compositor. Uma curiosidade, João costuma convidar amigos para jantar à distância. Ele pede um prato para si mesmo, outro para ser entregue na casa do conviva e ambos comem ao telefone.

João Gilberto está hospedado no prédio atrás da piscina onde funcionou o cassino do hotel. De sua suíte não se vê o mar. Fica nos fundos de um dos andares mais altos dos sete do prédio, com vista para a avenida Nossa Senhora de Copacabana e cerca de 70 m².

Na tarde do dia 31 de outubro, quando a bossa Aganju, interpretada por Bebel Gilberto tocava na piscina a socialite carioca Narcisa Tamborindeguy fez questão de não ser discreta. "João Gilbééérto, vem nadar! Um beijo, João Gilbééérto!", teria gritado.  O compositor não respondeu ao convite. A filha mais velha é uma das poucas a furar o cerco no Copa. Em agosto, Bebel publicou no aplicativo Instagram uma sequência de fotos do pai no hotel.

Reprodução/ Instagram
Bebel Gilberto e o pai escutam música (foto: Reprodução/ Instagram )
De acordo com a empresária Cláudia Faissol, João Gilberto está em um “vai e volta” entre o hotel e o apartamento de 140 m² no oitavo andar de um prédio na rua Carlos Góis, no Leblon. O gerente do restaurante Degrau informou que os pedidos de comida também se alternam entre o Copacabana Palace e a antiga residência.

A reportagem afirma que o estado de conservação do imóvel era precário, já que o músico não permitia que pedreiros, eletricistas ou faxineiros entrassem na sua casa. Ainda de acordo com a filha, há cerca de dois meses o apartamento é reformado.

MAIS SOBRE MÚSICA