Tema de 'Pinóquio' completa 75 anos. Relembre outras trilhas marcantes da Disney

Maestro da Banda Sinfônica do Recife destaca importância das trilhas para o gosto das crianças pela música erudita

por Diogo Carvalho 12/10/2015 15:09

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Disney/Divulgação
(foto: Disney/Divulgação)
É praticamente impossível pensar na Disney e não lembrar da canção When you wish upon a star. Executada no início de todos os filmes – quando aparecem o castelo, os fogos de artíficio e a fada Sininho -, muita gente não lembra que ela foi composta pela dupla Leigh Harline e Ned Washington para ser o tema da animação Pinóquio, em 1940. Foi a música também a responsável por dar o primeiro Oscar a um longa-metragem de Walt Disney na categoria competitiva, já que Branca de Neve rendeu, em 1939, um prêmio honorário por ter sido o primeiro filme inteiramente animado dos Estados Unidos. Premiado também como Melhor Trilha Sonora, o sucesso de Pinóquio foi tanto que, no mesmo ano, Walt Disney lançou Fantasia, considerado um marco no uso das músicas no cinema.

“Walt Disney foi revolucionário ao montar Fantasia todo em cima de músicas eruditas de grandes compositores, como Beethoven, Bach, Tchaikovsky e Stravinsky”, destaca o maestro Nenéu Liberalquino, regente da Banda Sinfônica da Cidade do Recife. Ele destaca que esse período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi marcado pela migração de grandes músicos europeus para os Estados Unidos, que foram abraçados pela indústria de Hollywood, dando um novo valor (dramático) às trilhas sonoras. “Todo compositor de músicas para o cinema tem uma base forte de erudito e popular. Por isso, tamanha a qualidade das obras”, ressalta Nenéu.

O rei leão, A pequena sereia, A bela e a fera e Aladdin estão entre as trilhas mais marcantes dos desenhos animados, na opinião do maestro da Sinfônica. A Disney as fortaleceu ainda mais ao convidar grandes nomes da música para executá-las. Como não lembrar de Elton John nos vocais de Can you feel the love tonight, que rendeu o Oscar de Canção Original a O rei leão, em 1995? “As trilhas sonoras são a melhor maneira de educar as crianças do ponto de vista musical, por serem associadas a imagens. Fica mais fácil despertar o gosto pelo erudito nos pequenos”, comenta Nenéu.

As trilhas sonoras também enchem os cofres da Disney. Só para lembrar do exemplo mais recente, o fenômeno Let it go (Oscar de Melhor Canção em 2014) impulsionou ainda mais Frozen nos cinemas, sendo a animação mais vista da história, com mais de US$ 1,2 bilhões arrecadados. O álbum digital do longa é a trilha mais vendida da história, com mais de 4 milhões de cópias só nos EUA. As trilhas de O rei leão, Pocahontas e A pequena sereia foram outras bem sucedidas.

 

 

 

Sonhos
A bela adormecida é um dos melhores exemplos de como a música erudita influencia os filmes Disney. Indicada ao Oscar em 1959, a trilha sonora da animação é composta de canções adaptadas do balé The Sleeping Beauty, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Só as partes que contém canto foram compostas para o filme.

O tema Once upon a dream também tem história: a canção original foi feita por Jack Lawrence e Sammy Fain e melodia de Tchaikovsky. Para o lançamento do DVD/Blu-Ray duplo do filme em 2008, foi gravado numa versão diferente pela atriz Emily Osment. Em 2003, a banda No Secrets a regravou para o álbum Disneymania 2. No ano passado, foi a vez da cantora Lana Del Rey apresentar uma versão mais sombria da música, que acabou tornando-se o tema de Malévola, estrelado por Angelina Jolie.

Parques
Destino desejado por 10 em cada 10 crianças no mundo, o Walt Disney World, na Flórida, consegue encantar os adultos também pela nostalgia. Muitas das atrações exploram a força de trilhas sonoras marcantes e acabam figurando entre as mais disputadas nos complexos de parques. No Magic Kingdom, por exemplo, o Under the sea, que explora o fundo do mar, embalado pela canção homônima que rendeu um Oscar ao longa A pequena sereia. O brinquedo ainda conta com um incrível animatronic (robô) da vilã Úrsula. A Splash Mountain leva o público a um passeio com o coelho Quincas (do longa A canção do sul), ao som da canção Zip-a-Dee-Doo-Dah.

Os musicais também têm vez. No Animal Kingdom, o espetáculo de O rei leão explora clássicos como Cicle of life e a divertida Hakuna matata. No Hollywood Studios, o Michey feiticeiro (do longa Fantasia) comanda o show Fantasmic. E, pegando carona no sucesso do longa Frozen, o Epcot ganhará em breve uma atração com Elsa e Anna ambientada nos fiordes, no pavilhão da Noruega, que será embalada pelo hit Let it go.

*O jornalista viajou a convite da Copa Airlines e The Walt Disney Company

TRILHAS

When You Wish Upon a Star, tema do longa Pinóquio, ficou em sétimo lugar na lista de melhores músicas de todos os tempos, do American Film Institute, junto a clássicos como Somewhere over the rainbow, de O mágico de Oz.

A canção do sul (1946) – primeiro filme da Disney a utilizar atores reais interagindo com animações – e Mary Poppins (1964) – vencedora do Oscar – são outros exemplos de trilhas marcantes da Disney além dos desenhos animados.

Eles não são da Disney, mas também têm músicas marcantes: Fievel - Um conto americano (1986), com Somewhere out there; Space Jam (1996), com I believe I can fly; Anastasia (1997), com Journey to the Past; e O príncipe do Egito (1999), com When you believe, cantada por Whitney Houston e Mariah Carey, que faturou o Oscar de Canção Original.

 

 

 

OSCAR

Confira os prêmios Oscar concedidos a trilhas e canções originais de longas da Disney

Trilha sonora


1941 - Pinóquio – Leigh Harline, Paul J. Smith, Ned Washington
1942 - Dumbo – Frank Churchill, Oliver Wallace
1965 - Mary Poppins – Richard M. Sherman, Robert B. Sherman
1990 - A pequena sereia – Alan Menken
1992 - A bela e a fera – Alan Menken
1993 - Aladdin – Alan Menken
1995 - O rei leão – Hans Zimmer
1996 - Pocahontas – Alan Menken e Stephen Schwartz
2010 - Up: Altas aventuras – Michael Giacchino

Canção Original


1941 - When You Wish upon a Star (Pinóquio)
1965 - Chim Chim Cher-ee (Mary Poppins)
1990 - Under the Sea (A pequena sereia)
1992 - Beauty and the Beast (A bela e a fera)
1993 - A Whole New World (Aladdin)
1995 - Can You Feel the Love Tonight (O rei leão)
1996 - Colors of the Wind (Pocahontas)
2000 - You'll Be in My Heart (Tarzan)
2002 - If I Didn't Have You (Monstros S.A.)
2011 - We Belong Together (Toy Story 3)
2014 - Let It Go (Frozen)

MAIS SOBRE MÚSICA