Papa Francisco vai lançar disco de rock; ouça primeira faixa de 'Wake up!'

Sumo Sacerdote envia mensagens de paz e fé em meio às guitarras do veterano progressivo Tony Pagliuca

25/09/2015 15:33

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP PHOTO/JEWEL SAMAD
Além de rock, Francisco terá palavras embaladas em sons contemporâneos como pop e ritmos latinos (foto: AFP PHOTO/JEWEL SAMAD)
Ao Papa Francisco já não falta nada para o status de rockstar: popular em todo o mundo, defensor de ideias progressistas (em seu meio, pelo menos) e, agora, intérprete em um disco de rock. Anunciado nesta sexta-feira, 25, o álbum 'Wake up!' vai intercalar orações e discursos do Pontífice com arranjos do italiano Tony Pagliuca, consagrado nos anos 1970 pelo trabalho com a banda Le Orme.

 

As onze faixas trarão as palavras de Francisco sobre temas como caridade, preservação ambiental e paz, com gravações em inglês, espanhol, italiano e português.  O disco só chega às lojas virtuais em 27 de novembro, mas a primeira faixa de trabalho foi divulgada. Em 'Wake up! Go! Go! Forward!', o papa discorre sobre "o dever de ser vigilante, de não deixar que pressões, tentações e pecados enfraqueçam nossa sensibilidade para a beleza do sagrado". A canção conta com vocais do cantor e compositor italiano Damiano Affinito.

 

 

O lançamento de álbuns estrelados por papas não é exatamente uma novidade — João Paulo II e Bento XVI também se arriscaram no mercado fonográfico — mas Francisco é definitivamente o primeiro a envolver sua mensagem em um som tão pesado e experimental.

 

O motivo, explica o produtor e diretor artístico Don Giulio Neroni, é que o trabalho reflete a versatilidade do próprio pontífice. "Eu tentei me manter fiel à personalidade do Papa Francisco: o Papa do diálogo, das portas abertas, da hospitalidade", explicou Neroni à revista norte-americana Rolling Stone. A produção ganha ainda mais ares contemporâneos por ser parceria com a Believe Digital, empresa responsável por distribuir e viabilizar gravações de artistas independentes. O Papa pode ser pop ou rock, mas com certeza é indie. 

 

Além do rock no primeiro single, Francisco terá suas palavras envolvidas em outros ritmos pouco convencionais no meio religioso, mas extremamente populares nas rádios de todo o mundo. "A voz do Papa Francisco em 'Wake up!' dialoga com a música. E música contemporânea (rock, pop, ritmos latinos) dialoga com a tradição cristã dos hinos sagrados", detalha o produtor.



MAIS SOBRE MÚSICA