Festival 'I Love Jazz' começa ao som do Lindy Hop

Aulão do grupo BeHoppers deu início à programação musical que se estende até o domingo na Praça do Papa, em BH

por Estado de Minas 29/08/2015 16:46

Marcos Vieira / EM / D.A Press
Grupo BeHoppers colocou a Praça do Papa para dançar neste sábado (foto: Marcos Vieira / EM / D.A Press)

O jazz típico dos anos 30 que saía suave das caixas de som instaladas na Praça do Papa deram o tom que agitará o Mangabeiras a partir de hoje até o domingo, quando a capital mineira recebe o festival I Love Jazz.

Em um 'aulão' de lindy hop - arranjo de passos saltitantes que se popularizou nos Estados Unidos nas décadas de 20 e 30 - integrantes do grupo belo-horizontino BeHoppers convidaram a população a dançar o ritmo retrô que virou febre na capital mineira.



Iniciada às 15h, a aula se repete amanhã, no mesmo horário, e abre a programação de shows e tributos que acontecem ao longo do fim de semana na Praça do Papa. Para os mais animados, a saideira deste sábado se estende no Studio Bar, onde acontece a Rock Step Swing Party. Único evento pago do festival, a festa contará com apresentação da banda Happy Feet, que sobe aos palcos a partir das 23h30.

Além dos tributos a grandes nomes do jazz, como Frank Sinatra, Billie Holiday e Benny Goodman, o festival traz neste ano uma presença maior da dança. “Essa é uma tendência que eventos desse tipo estão seguindo em todo o mundo. Além de ser divertido e de envolver o público, o estilo Lindy Hop, que foi apresentado hoje, revive a cultura e costumes das décadas de 1920 e 1930”, afirma o criador do festival mineiro, Marcelo Costa, integrante da Happy Feet Big Band. O grupo faz hoje à noite um tributo a Frank Sinatra. Marcelo explica que neste ano, em 12 de dezembro, o músico norte-americano completaria 100 anos e por isso a ideia do show de homenagem.

Outro diferencial desta edição do festival é o horário de início das atrações. A proposta, segundo Marcelo, foi começar o evento mais cedo, aproveitando a tarde para oferecer uma opção de lazer também a famílias, crianças e idosos. “O I Love Jazz é um evento bem eclético. Recebemos todos os anos pessoas de todas as idades e todos os estilos. Mas decidimos começar à tarde para privilegiar também a outros públicos, que preferem sair de casa durante o dia”, disse.

Os centenários de Billie Holiday e Frank Sinatra motivaram, respectivamente, a volta da cantora Taryn Szpilman ao evento e o repertório da Happy Feet (no formato big band, em vez de jazz band). Completam a programação Benny Goodman Sextet Tribute, 3 For Swing (tributo a Nat King Cole), Mem’Ory (que fará homenagem ao trombonista Kid Ory), Dixielloyds e Paulistanea Swing Band.



FESTIVAL 'I LOVE JAZZ'


» Sábado e domingo, a partir das 15h. Praça do Papa, Bairro Mangabeiras. Entrada franca.
» Festa Rock Step Swing – Sábado, às 23h30, no Studio Bar. Rua Guajajaras, 842, Centro, (31) 3047-1020. Ingressos a partir de R$ 25. Informações no site oficial do evento e no Facebook do I Love Jazz.


PROGRAMAÇÃO

» Sábado


15h – Aula de lindy hop
16h – Benny Goodman Sextet Tribute. Homenagem a Benny Goodman
17h30 – 1ª competição de lindy hop I Love Jazz
19h – Taryn Szpilman. Tributo a Billie Holiday
20h30 – Happy Feet Big Band. Homenagem a Frank Sinatra
23h30 – Rock Step Swing. Festa no Studio Bar

» Domingo


15h – Aula de lindy hop
16h – Dixielloyds
17h30 – Paulistanea Swing Band
19h – 3 For Swing. Tributo ao Nat King Cole Trio
20h30 – Mem’Ory. Tributo a Kid Ory

MAIS SOBRE MUSICA