Três pontas recebe eliminatória do Festival Nacional da Canção

Etapa deste fim de semana vai contar com a participação do cantor Affonsinho

por 28/08/2015 11:02

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Anna Lara/divulgação
Affonsinho participa da eliminatória do 45º Fenac, no Sul de Minas (foto: Anna Lara/divulgação)
Nesta sexta e sábado, será realizada a última classificatória do 45º Festival Nacional da Canção (Fenac). O local não poderia ser mais apropriado: a Praça da Matriz, em Três Pontas, cidade sul-mineira onde Milton Nascimento e Wagner Tiso – sócios fundadores do Clube da Esquina – iniciaram sua trajetória de sucesso. Cerca de 26 composições vão disputar as últimas cinco vagas para brigar pelo Troféu Lamartine Babo na finalíssima, em Boa Esperança. As apresentações três-pontanas estão marcadas para as 21h.


Um dos festivais da canção mais importantes do país, o Fenac vai homenagear o compositor e escritor Fernando Brant, fundador do Clube da Esquina que morreu em junho. Um vídeo com fotos dele, tendo como trilha o clássico 'Canção da América', interpretado por Affonsinho, vai abrir a etapa de Três Pontas, hoje à noite.

A homenagem, que se repete em cada etapa classificatória, vem emocionando o público. Em Boa Esperança, onde o evento será realizado de 4 a 6 de setembro, o compositor Murilo Antunes vai receber troféu dedicado a todos os integrantes do Clube da Esquina. Nos anos 1970, ao fundir bossa nova, samba, jazz, rock e sonoridades latino-americanas, Milton, Brant, Ronaldo Bastos, os irmãos Lô e Márcio Borges, Beto Guedes e vários outros companheiros reinventaram a MPB.

ALCEU Um dos convidados desta edição do Fenac foi o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, que fez show na Praça da Matriz, em Extrema. Alceu elogiou o evento, lembrando que o Fenac dá visibilidade e oportunidade a artistas que não conseguem veicular sua música na mídia tradicional. “Festivais assim são uma plataforma extraordinária para a MPB”, afirmou.


Em 4 e 5 de setembro, 30 canções serão apresentadas em Boa Esperança. Elas concorrerão às 10 vagas na final, marcada para o dia 6, no Radium Clube Dorense. Este ano, cerca de 3 mil músicas de 22 estados foram inscritas no festival, que vai distribuir R$ 250 mil em prêmios. O vencedor ganhará o Troféu Lamartine Babo, homenagem ao compositor do clássico 'Serra da Boa Esperança', alusiva à cidade-sede do Fenac.


MARATONA

A 45ª edição do Festival Nacional da Canção (Fenac) começou em julho. As primeiras classificatórias foram realizadas em São Lourenço, nos dias 24 e 25 daquele mês. Outras etapas ocorreram em Extrema (31/7 e 1º/8), Varginha (7 e 8/8), São Thomé das Letras (14 e 15/8), Guapé (21 e 22/8) e Três Pontas (28 e 29/8). Em cada cidade foram apresentadas 26 canções, apreciadas por júri especializado. Só 10 chegarão à finalíssima, em 6 de setembro, em Boa Esperança.

MAIS SOBRE MÚSICA