Alceu Valença diz em show que música popular brasileira está 'americanalhada'

O cantor se apresentou em etapa classificatória do Festival Nacional da Canção em Extrema. Para ele, os festivais são importantes para fortalecer a MPB

por Estado de Minas 02/08/2015 21:19

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Fenac/Divulgação
Alceu Valença fez desabafo durante o show de encerramento de etapa do Festival Nacional da Canção (foto: Fenac/Divulgação)

A Praça da Matriz, em Extrema, na Região Sul de Minas Gerais, ficou lotada neste domingo para acompanhar o encerramento da etapa classificatória do Festival Nacional da Canção. O show que fechou o evento foi de Alceu Valença. O artista ressaltou a importância dos festivais e criticou a música popular brasileira. : “Eu apoio os festivais como esse porque a música brasileira está ‘americanalhada’ e aqui é o lugar para a MPB se fortalecer”, desabafou.

O cantor subiu ao palco após as apresentações dos competidores do evento que vieram de vários estados do país. Cinco músicas foram classificadas para as semifinais que acontecem em Boa Esperança em 4 e 5 de setembro. Entre as selecionadas está um conterrâneo de Alceu: o pernambucano Ruan Andrade Nogueira do Recife que classificou a música “Tempo Discreto”. Três dos escolhidos são do estado de São Paulo: “Braile” de Daniel Conti e “A Mão do Tempo” de Lula Barbosa, ambas da capital paulista, e do interior do estado “Bença Pa” de Gisele Nunes de Itatiba. Outra classificada foi a música “A Nossa Valsa” de Márcio Pazin de Chapecó, Santa Catarina.

Todos os selecionados já ganharam R$ 2,5 mil. Este ano o 45° Festival Nacional da Canção, que está sendo dedicado ao compositor e escritor Fernando Brant, vai distribuir R$ 250 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo para o grande vencedor. Na próxima semana, o festival vai para Varginha. As cidades de São Thomé das Letras, Guapé, Três Pontas e Boa Esperança, também vão receber o evento entre agosto e setembro.

MAIS SOBRE MÚSICA