Caetano e Gilberto se apresentam em meio a controvérsias em Israel

Em 28 de julho, os baianos tocam em Tel Aviv, Israel. Show tem causado certa polêmica

por Correio Braziliense 14/07/2015 10:56

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Instagram/Reprodução
Cenas dos bastidores da turnê de Caetano Veloso e Gilberto Gil pela Europa (foto: Instagram/Reprodução)
Em 28 de julho, os baianos tocam em Tel Aviv, capital de Israel. Este show tem causado certa celeuma. Primeiramente, em 22 de maio, o ex-líder da banda inglesa Pink Floyd, Roger Waters, divulgou uma carta pedindo para que a dupla não se apresentasse no país, por conta do conflito entre judeus e palestinos.

Diante da não resposta dos brasileiros, Waters publicou outra carta em junho, enviada a jornalistas brasileiros. “No mês passado, eu escrevi para Caetano e Gil e não recebi nenhuma resposta, mas suponho que eles irão cruzar a linha do piquete e tocar em Tel Aviv. Que seja. Eles devem ter razões imperativas que estão guardando para si mesmos. Em minha carta a eles, eu falei sobre futebol, praias, direitos humanos e sonhos. Aqui vai uma história sobre sonhos e futebol”, escreveu Waters.

Dias depois, Caetano respondeu uma carta pública. “Meu coração é fortemente contra a posição de direita arrogante do governo israelense. Eu odeio a política de ocupação, as decisões desumanas que Israel tomou naquilo que Netanyahu nos diz ser sua autodefesa. E acho que a maioria dos israelenses que se interessam por nossa música tende a reagir de forma similar à política de seu país.  Acho que o fato de eu cantar lá é neutro para a política do país, mas se minhas canções, voz ou mera presença puderem ajudar os israelenses que não concordam com a opressão e a injustiça eu estarei feliz” escreveu o baiano.

» Datas do show no Brasil
 
» São Paulo –  De 21 a 23 de agosto
» Curitiba – 28 de agosto
» Porto Alegre – 29 de agosto
» Belo Horizonte – 26 de setembro
» Brasília – 3 de outubro
» Rio de Janeiro – 16 e 17 de outubro

MAIS SOBRE MÚSICA