Pianista de 13 anos faz concerto hoje no Jovem Músico BDMG

Apresentação será na sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes

por Ailton Magioli 11/06/2015 10:49

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Élcio Paraíso/BDMG Cultural
(foto: Élcio Paraíso/BDMG Cultural)
Mais novo músico a se apresentar no recital de abertura da série Jovem Músico BDMG, que inaugura temporada nesta quinta, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, Jordan Alexander, de 13 anos, diz ter sido atraído pelo piano pela harmonia, além do som “muito bonito do instrumento”, que descobriu por influência da irmã Jennifer, de 15 anos.

Natural de Ipatinga, no Vale do Aço, onde vive com a família, o jovem músico vai brindar o público hoje à noite com peças de Bach ('Árias Allemande', 'Sarabande' e 'Gigue', da 'Suíte Francesa nº 3', 'BWV 814'), Chopin ('Fantasia Impromptu', 'Op. 66') e Villa-Lobos ('A Moreninha', 'A Pobrezinha' e 'O Polichinelo', da 'Prole do Bebê nº 1'), sem ocultar a admiração pelo segundo.

“É um dos meus compositores preferidos. Sempre admirei Chopin pela carreira e por sua história”, diz Jordan Alexander, distinguido pela segunda vez com o Jovem Músico BDMG, que está em sua 15ª edição. Preparando-se para mais um concerto nos Estados Unidos, no mês que vem, quando se apresenta em Boston, Jordan encara o prêmio como uma oportunidade de crescimento na música, à qual se dedica principalmente nos fins de semana, quando vem a Belo Horizonte tomar aulas com a também pianista Júnia Canton. Compositor nas horas vagas, Jordan diz levar a atividade “mais na brincadeira”, ainda.

Além de Jordan Alexander, hoje à noite o público terá a oportunidade de conferir os talentos de Nara Pinheiro, de 26 anos (flauta), de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e dos belo-horizontinos Arthur Yan, de 22 anos (violino) e Otávio Lamounier, de 20 (piano). “O Jovem Músico é importante para mostrar o que a nossa geração está fazendo em termos de música erudita”, diz Otávio.

Ele toca piano desde os 8 anos. Aluno da professora Miriam Bastos, da Uemg, no concerto de hoje ele vai tocar peça de Schumann ('Novelette nº 8, Op. 21'), que o atrai pela mudança constante de climas, desde os momentos mais vigorosos até os mais líricos. Guerra Peixe (Nara Pinheiro) e Leclair (Arthur Yan) também estão no programa do concerto.

SÉRIE JOVEM MÚSICO BDMG
Quinta, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, Av. Afonso Pena, 1.537, Centro. Concerto de abertura com a participação de quatro vencedores. Ingressos: R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Informações: (31) 3236-7400.

MAIS SOBRE MÚSICA