Ícones da música se despedem de B.B. King, morto aos 89 anos

Músico ficou conhecido como Rei do Blues, colecionando parcerias de sucesso com Eric Clapton e U2

por AFP - Agence France-Presse Diário de Pernambuco 15/05/2015 09:43

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

AFP Photo/Vanina Lucchesi
Lenda de blues durante apresentação no Nice Jazz Festival, nos EUA (foto: AFP Photo/Vanina Lucchesi)
Após o falecimento do músico B.B. King, nessa quinta-feira, personalidades da música deram, através das redes sociais, um último adeus ao mestre da guitarra. "Deus abençoe B.B. King. Paz e amor para a família dele.", escreveu o ex-Beatle Ringo Starr. O guitarrista Lenny Kravitz, que sempre citou King como influência, também se pronunciou: "B.B., qualquer um podia tocar mil notas e nunca dizer o que você dizia com uma".

Em 2003, a revista Rolling Stone o considerou o terceiro guitarrista mais importante da história, atrás de Jimi Hendrix e Duane Allman, mas à frente de Eric Clapton, fã incondicional de King. A relação de mestre e aprendiz rendeu o álbum conjunto 'Riding with the king'. Em 1988, os irlandeses do U2 também colaboraram com King em 'When love comes to town'.

O ator Samuel L. Jackson, também pelo Twitter, fez um apelo aos fãs: "Toque uma música de B.B. King hoje e lembre dele! Descanse em paz Sr. King, e obrigado pela boa música!".

 

Eric Clapton presta homenagem 

O britânico Eric Clapton prestou nesta sexta-feira uma homenagem ao "querido amigo" e mentor B.B. King, após a morte do rei do blues aos 89 anos. "Eu quero apenas expressar minha tristeza e dizer obrigado ao meu querido amigo B.B. King", afirma Clapton em um curto vídeo publicado em sua página do Facebook.

"Eu quero agradecê-lo por toda a inspiração e encorajamento que me deu como intérprete ao longo dos anos. Não restam muitos que tocam daquela forma pura que B.B. fazia", completa no vídeo, que em poucos minutos registrou quase um milhão de visualizações.

O guitarrista de 70 anos destacou que o amigo foi um "farol para todos nós que amamos o blues". Clapton estimulou as pessoas que não conhecem a obra de King a ouvir o álbum de 1964 'B.B. King Live at the Regal'. "Foi onde tudo realmente começou para mim como um jovem guitarrista".

Assista ao vídeo:

BB King a dear friend and inspiration to me....

Posted by Eric Clapton on Sexta, 15 de maio de 2015

 

Confira as declarações de artistas sobre a morte de B.B. King, no Twitter:


Richie Sambora:
Meu amigo e lenda B.B. King faleceu... Estou muito triste... ele era incrível para mim... Perdemos o rei... Amor e preces para sua família.

Ringo Starr: Deus abençoe B.B. King, paz e amor à sua família.

Bryan Adams: Descanse em paz, B.B. King. Um melhores guitarristas da história do Blues, talvez o melhor. Ele podia fazer mais em uma nota do que qualquer outro.

Gene Simmons: Muito triste. B.B.King, descanse em paz.

Joe Perry: Muito triste acordar hoje cedo e receber a notícia da morte do grande B.B. King.

Peter Frampton: Meu coração está com a família de B.B. King e todos que o amam. Um grande amigo e incrível guitarrista nos deixou. Nós sentiremos sua falta.

Nikki Sixx: Ninguém vive para sempre mas a música sim. Obrigado B.B. King pelas pérolas que nos ofereceu em 89 anos de vida.

Vince Neil: Descanse em paz B.B. King. Uma verdadeira lenda.



MAIS SOBRE MÚSICA