Há 34 anos, morria Bob Marley. Relembre cinco clássicos do cantor!

Cantor jamaicano ajudou a popularizar o som e a cultura do reggae no mundo

Diário de Pernambuco 11/05/2015 14:15
Site Oficial/Reprodução
Bob Marley deixou o mundo aos 36 anos (foto: Site Oficial/Reprodução)
Robert Nesta Marley (Bob Marley) se despediu do mundo em 11 de maio de 1981, em Miami, nos Estados Unidos, aos 36 anos. A lenda do reggae, eternizada em discos, coletâneas e memorabilia, não resistiu a complicações de um câncer. O rastafari Marley foi o responsável pela popularização do reggae no mundo, com sucessos como Catch a fire e Exodus. Foram mais de 75 milhões de discos vendidos.

Filho de jovem jamaicana e um capitão, Bob Marley nasceu no pacato vilarejo de Nine Mile. Influenciado pelos ritmos que começavam a surgir no Caribe como o calipso e o reggae, Marley logo se juntou aos inseparáveis Bunny Wailer e Peter Tosh para fundar o grupo The Wailers, com quem gravaria boa parte dos discos lançados nos anos 1960 e início da década de 1970.

No Brasil, o reggae cheio de swing de Marley se consolidou de fato com a gravação de Não chores mais, em 1979, versão de Gilberto Gil para No woman no cry, gravada pelo jamaicano em 1974. Para lembrar a data, o Viver reuniu cinco dos muitos clássicos indispensáveis de Marley. Confira.

Could you be loved

Lançada como single do disco Uprising em 1980, a música foi um dos últimos sucessos que Bob gravou em vida. Mostra o lado mais dançante do reggae, com um refrão pegajoso que gruda na cabeça. Quando você menos perceber, estará cantarolando a melodia o dia todo.



Stir it up
Composta em 1967, foi lançada apenas em 1973, no disco Catch a fire. A música ajudou a popularizar o reggae nos Estados Unidos e no Reino Unido.



Three little birds
O lado mais "paz e amor" de Bob Marley. Sob a melodia tranquila, ele nos ensina a não se preocupar muito com os problemas da vida, pois, no final, tudo se resolve.



Buffalo Soldier
Uma das canções mais conhecidas de Marley, foi lançada no disco póstumo Confrontation, de 1983. A letra é inspirada em soldados americanos que lutaram contra índios, que atendiam pela alcunha de "buffalo soldiers".



Is this love
Bob Marley também era um romântico. Foi lançada em 1978, no disco Kaya, chegando a integrar o top 10 de singles das paradas britânicas.

MAIS SOBRE MUSICA