Filarmônica abre temporada de clássicos na Praça da Liberdade

Orquestra se apresenta hoje, a partir das 11h

por Estado de Minas 10/05/2015 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Mariana Garcia/Divulgação
(foto: Mariana Garcia/Divulgação)

Abrindo a temporada de Clássicos na Praça, em 2015, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais celebra o Dia das Mães na Praça da Liberdade, hoje, às 11h. Sob regência do maestro associado Marcos Arakaki, a orquestra interpretará 'Eugene Onegin: Polonaise', de Tchaikovsky, 'Dança Eslava, op. 46, n° 2', de Dvorák, 'Ponteio', de Santoro, a Abertura de 'As Bodas de Fígaro', de Mozart, a Abertura de 'A Escada de Seda', de Rossini, 'Rapsódia Húngara nº 2', de Liszt, 'Em um Mercado Persa', de Ketèlbey, e 'Huapango', de Moncayo.

 

Com entrada franca, os Clássicos na Praça são realizados em espaços abertos que permitem a aproximação da orquestra com as mais diferentes pessoas, assim como o encontro dos músicos com o público. O maestro Arakaki é regente associado da Filarmônica de Minas Gerais, com destacada relevância na formação de plateias e estreias de obras sinfônicas. Dirige regularmente as principais orquestras brasileiras, além de grupos no exterior.

No Palladium

Neste mês, o Sesc Palladium dá continuidade à série Domingos Clássicos, uma parceria entre o centro cultural e a Orquestra Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo. Depois do sucesso do primeiro concerto da série, a apresentação deste mês será hoje, às 11h, homenageando o barroco e o classicismo, períodos marcantes na história da música erudita e que revelaram importantes compositores. O repertório de hoje celebra ainda o Dia das Mães e traz obras de três dos mais significativos compositores da história da música: o barroco de Antonio Vivaldi (1678 – 1741), e o classicismo de Joseph Haydn (1732 – 1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791). Para esta edição, a Orquestra Ouro Preto conta com a presença de convidados de prestígio: os solistas Hugo Pilger (violoncelo) e Eduardo Hazan (piano).

Grande Teatro do Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro
(31) 3270-8100. R$ 5 (inteira) – trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo têm 15% de desconto no valor. Classificação: 8 anos.

MAIS SOBRE MÚSICA