Maria Bethânia é homenageada na 26ª edição do prêmio da Música

Cantora que celebra 50 anos de carreira com shows em BH será estrela de cerimônia no próximo 10 de junho

08/05/2015 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Alexandre Moreira/Divulgação
(foto: Alexandre Moreira/Divulgação)
Maria Bethânia, que se apresenta em Belo Horizonte neste fim de semana, será a grande homenageada na 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no próximo dia 10 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os atores Alexandre Nero e Dira Paes comandarão a cerimônia de premiação. A artista cantará na abertura e no encerramento e terá sua trajetória lembrada por nomes como Alcione, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Antônio Nóbrega, Chico César, Johnny Hooker, Lenine, Mônica Salmaso, Zélia Duncan e o irmão Caetano Veloso.

A lista de candidatos ao prêmio tem, no total, 106 indicados em 16 categorias diferentes, que passam por samba, rock, erudito, eletrônica, instrumental e infantil. Eles foram selecionados por um júri especializado a partir de 977 CDs e 101 DVDs inscritos.

Entre os destaques, está a cantora Mônica Salmaso, que conseguiu quatro indicações. A artista paulistana concorre como melhor cantora, melhor álbum (Corpo de baile), melhor canção (Sedutora, de Guinga e Paulo César Pinheiro) e melhor arranjador (Lucas Reale em Corpo de baile).

A lista inclui ainda Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Gilberto Gil e Hamilton de Holanda, todos com três indicações. O grupo baiano 'As ganhadeiras de Itapuã' também teve três indicações: Revelação, Melhor Grupo e Melhor Álbum (As ganhadeiras de Itapuã), na categoria Regional. A banda conta com a participação de 10 crianças, 6 músicos - que tocam instrumentos de corda e percussão - e mais 17 senhoras (Cantadeiras, Ganhadeiras, Lavadeiras).

A categoria revelação teve 170 artistas pré-selecionados e os finalistas foram: As ganhadeiras de Itapuã (BA), o violonista Jean Charnaux (RJ) e o pianista Luiz Guilherme Pozzi (PR). Já a categoria pop/rock/reggae/hip hop/funk teve o maior número de pré-selecionados: 145, seguida por MPB (86) e instrumental (73).

A principal novidade de 2015 fica por conta do site do evento (premiodemusica.com.br), transformado numa plataforma de streaming, no qual pode ser ouvido o trabalho de todos os indicados.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA