Banda Falcatrua faz show de lançamento do novo trabalho

Grupo se apresenta no Teatro Bradesco

por Eduardo Tristão Girão 07/04/2015 08:35

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Julia Lanari/Divulgação
A banda Falcatrua faz hoje o show de lançamento de seu quinto CD (foto: Julia Lanari/Divulgação)
Foi a atitude “filosófica” do produtor Chico Neves que conquistou a admiração de André Miglio, vocalista e compositor da banda belo-horizontina Falcatrua. “Ele é quase zen, não é de falar muito. Quando questiona uma certa nota, em vez de impor faz com que o grupo pense junto sobre isso. É ótimo”, elogia. Por essa e outras ele e os os colegas músicos optaram por mantê-lo como produtor de 'Pequenas porções de espaço', quinto álbum do grupo, que será lançado hoje à noite, em show no Teatro Bradesco.


São 10 canções, todas assinadas por Miglio (sozinho ou com parceiros), mantendo a banda na seara do pop rock, incluindo a habitual pitada de bom humor e um toque de ousadia. A começar pela faixa de abertura, Consciência, que tem pinta de poesia concreta e cujo videoclipe já rendeu 2 mil visualizações no YouTube. “Um retorno que nunca tivemos e acho que muito pela linguagem do vídeo, que é diferente”, avalia o vocalista.

A formação atual do Falcatrua soma três anos. Com André Miglio estão Francesco Napoli (violão e guitarra), Danilo Guimarães (baixo e teclados) e Fred Corrêa (bateria e percussão). “Francesco e Fred foram os últimos a entrar. O primeiro tem pegada de poesia e é professor de filosofia, tem essa coisa abrangente do universo das artes, não só a música. O segundo, por outro lado, tem abrangência musical, pois tem bandas de jazz e samba também. Isso combina perfeitamente com a essência do Falcatrua”, analisa Miglio.

Na opinião de André Miglio, a conjuntura atual da banda é resultado de grande sorte: “Encontrar pessoas assim, que tenham disponibilidade e necessidade de experimentar, não é fácil”. Essa conclusão certamente encorajou a banda a optar por nada menos que quatro convidados especiais no novo trabalho: Marina Machado (em 'Maravilha'), Érika Machado ('Pinóquio'), Pedro Morais ('Olho no olho') e Júlia Branco ('Etérea'). As gravações foram feitas no ano passado, no estúdio de Chico Neves, em Nova Lima.

Sobre a sonoridade, o vocalista acredita ter recuperado algo da essência da banda, criada no início dos anos 2000. “Falo desse encaixe das diferenças, de corromper os limites entre estilos musicais. A essência vem do estilo alternativo de outro disco nosso, o 'Álbum de família', que passeia pelo lúdico, com diversas nuances: rock, balada, marcha rock. Mostramos tudo o que faz parte da banda, que tem cabeças diferentes. Isso se reflete no som”, acredita Miglio. Também teve papel importante nisso o produtor, que participou do processo de composição.

PRESENTÃO No momento, a banda Falcatrua busca patrocínio para viabilizar uma turnê de lançamento e articula shows no exterior. “Este ano tocamos no sábado de carnaval em Ouro Preto. Poderia ter dado muito errado, mas surpreendemos o público, que se envolveu com o show. Foi um presentão para a gente. Não somos uma banda de muitos shows, são poucos e de muita qualidade, para ficar legal”, conta Miglio. A apresentação de hoje será gravada com o objetivo de render um DVD.

 

Assista ao clipe de 'Consciência':

 

 

 

'PEQUENAS PORÇÕES DE ESPAÇO'
Show de lançamento do disco da banda Falcatrua. Hoje, às 21h, no Teatro Bradesco (Rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), à venda na bilheteria e pela internet.

MAIS SOBRE MÚSICA