Orquestra Sinfônica de Minas Gerais faz dois concertos nesta semana

Nesta terça, a apresentação ocorrerá às 12h, no Palácio das Artes, e na quarta, às 20h30

por Fernanda Machado 31/03/2015 09:30

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
André Fossati/divulgação
Orquestra Sinfônica vai tocar hoje e amanhã em BH (foto: André Fossati/divulgação)
Esta semana, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais fará dois concertos destinados a divulgar o repertório clássico para a população, sobretudo para as pessoas que não têm acesso ao universo erudito. Nesta terça, a apresentação ocorrerá às 12h, no Palácio das Artes – horário sob medida para trabalhadores em horário de almoço e estudantes, por exemplo.

O projeto Sinfônica ao meio-dia será aberto com uma peça de Franz Schubert (Sinfonia em si menor). “Geralmente, as sinfonias encerram os concertos, mas optamos por abrir com essa composição porque. além de muito bonita, ela deixa um clima muito denso de reflexão”, explica o regente Sérgio Gomes, maestro assistente da orquestra mineira. A composição traz apenas dois movimentos – e não quatro, como ocorre tradicionalmente.

Outra atração do programa será o Concertino para clarineta, de Francisco Mignone, com a participação do solista Walter Júnio (clarineta). Quarta-feira à noite, o evento será repetido. As apresentações contarão com o Coral Lírico de Minas Gerais. A abertura de As hébridas, de Felix Mendelssohn, foi escolhida para encerrar o programa.

Cláudia Malta, diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, diz que a instituição se esforça para aproximar o cidadão do trabalho desenvolvido pela instituição. No caso do Concerto de meio-dia, ela reforça que a ideia é convidar trabalhadores, estudantes e transeuntes a conhecer o Grande Teatro. “É oportunidade única de assistir a concertos gratuitos com grupos de alta qualidade musical”, afirma.

Com periodicidade semanal, a série Sinfônica em concerto, atração de amanhã à noite, oferece boa música a preços populares. Professores da rede regular de ensino e de cursos livres de arte têm entrada franca.


SINFÔNICA AO MEIO-DIA
Nesta terça-feira, ao meio-dia. Entrada franca

SINFÔNICA EM CONCERTO
Quarta-feira, às 20h30. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Grande Teatro do Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro, (31) 3236-7400

MAIS SOBRE MÚSICA