Racionais Mc's apresenta turnê do disco 'Cores e valores' em BH dia 29 de agosto

Com grande produção cenográfica, o grupo de rap mais importante do Brasil passa ainda por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

por Fernanda Machado 30/03/2015 20:04

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Klaus Mitteldorf/Divulgação
(foto: Klaus Mitteldorf/Divulgação)
Em janeiro, o Racionais Mc's iniciou sua agenda de shows deste ano em Belo Horizonte, no Bailão de Venda Nova. Na apresentação, o grupo cantou hits, como 'Vida loka' e 'Negro drama', e canções do novo álbum, 'Cores e valores', lançado no final de 2014. Na mesma noite, Mano Brown anunciou: ''Este não é o show que estamos preparando para a estreia do disco, os mineiros merecem muito mais''. Há pouco menos de um mês, o quarteto havia subido ao palco no Espaço das Américas, em São Paulo, para mostrar o que viria por aí: nova turnê, cenário grandioso, bailarinos, performance teatral de assalto a caixa-forte e inéditas. 

Quem espera pelo show do novo CD, lançado 12 anos depois do clássico 'Nada como um dia após o outro dia', já pode se preparar. Racionais Mc's anuncia as novas datas da temporada nacional, que começa em 11 de abril em Sumaré, interior de São Paulo. Em agosto, depois de excursionar por Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay sobem ao palco do Chevrolet Hall, em BH. O show de 29 de agosto vai priorizar as canções de 'Cores e valores', eleito o melhor disco nacional de 2014 pela revista de Rolling Stone Brasil. O repertório, claro, traz também sucessos do grupo de rap mais importante do país, que acaba de comemorar seus 25 anos de estrada.
 
 
 
A turnê de aniversário passou por Minas Gerais, com shows em BH e Uberlândia, onde foi encerrada.Na cidade do Triângulo, Ice Blue lembrou a forte ligação da banda com o estado.''Se tem um estado que nos recebeu nesses 25 anos, foi Minas. Sou filho de mineira, minha mãe é daqui, KL Jay é filho de mineiros. Estamos em casa'', disse, agradecendo também o apoio dos jovens fãs. 
 

 
 'Cores e valores' trouxe surpresas atrás de surpresas. O Racionais MCs propôs novos caminhos para o seu rap, evitando o ''mais do mesmo''. Alguns fãs odiaram, muitos amaram, outros estranharam. A batida se inspirou no trap, som pesadão e marcante do hip-hop norte-americano. KL Jay explicou que o grupo tem a obrigação de buscar novos caminhos. Canções rápidas e urgentes -- a maior tem pouco menos de cinco minutos, ao contrário de clássicos da banda, com até 12 minutos -- marcam o novo trabalho. As letras falam do Brasil contemporâneo, buscam dialogar com a juventude que vive on-line. Ice Blue afirmou que não faria sentido o Racionais lançar disco novo com velhas fórmulas. Depois do show em Venda Nova, Edi Rock considerou normal a reação dos fã naquela noite, meio cabreiros em relação às novidades. Mano Brown, por sua vez, não escondeu a satisfação em ver 'Cores e valores' apontado como o melhor disco de 2014 pela Rolling Stone.

Fato é que o novo disco procura renovar a linguagem do grupo, proposta evidenciada pela decisão de apostar numa megaturnê, a exemplo da temporada comemorativa de seus 25 anos. Muita gente reclamou que o CD, com suas curtas faixas, não passa de mixtape. KL Jay deixa claro que se trata de um álbum conectado ao mundo contemporâneo e creditou as críticas ao excesso de conservadorismo de alguns fãs. Segundo ele, os jovens têm elogiado faixas como 'O mal e o bem' e 'Eu te proponho', essa última revelando o lado romântico de Mano Brown. O grupo não marcada datas, mas prepara o ''volume dois'' de Cores e valores. Rappers paulistanos que ouviram as novidades na Casa Azul, estúdio de Brown, garantem: vem pedrada por aí. Além disso, tanto Mano Brown quanto Ice Blue (em parceria com Helião, do RZO) prometem álbuns solo ainda para 2015.  



MAIS SOBRE MÚSICA