Funk aproveita referências do pop internacional para fazer sucesso

O ritmo carioca também tem auxílio da internet para bombar

por Adriana Izel 30/03/2015 11:50

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

 Reprodução/Youtube
(foto: Reprodução/Youtube)
Superestruturas em shows, clipes com alto investimento e milhares de seguidores nas redes sociais. Tudo isso pode parecer uma referência exclusiva às estrelas do pop internacional como Beyoncé, Lady Gaga, Rihanna e Jay-Z, mas não é. Na verdade são alusões que facilmente podem ser relacionadas aos artistas brasileiros do funk carioca, que, nos últimos anos, têm ocupado o espaço do pop no Brasil. Basta lembrar do tratamento de divas que Anitta e Valesca Popozuda estão recebendo dos fãs.

Um dos pioneiros nessa tendência é o funkeiro Naldo Benny. Em 2012, o artista estourou nacionalmente com o hit 'Amor de chocolate', visualizado mais de 42 milhões de vezes no Youtube. A partir daí, o cantor começou a investir na estrutura das apresentações, que ganharam um balé de dançarinos acompanhando o artista e telões de LED. “Queria dar um passo a mais em uma questão de progresso e de investimento. Tive a oportunidade de abrir as portas para muitos outros artistas e mostrar que o gênero tem qualidade”, revela o cantor.

O jeito de Naldo se apresentar lembra muito o de alguns astros internacionais. Até por isso, o artista algumas vezes foi apelidado de “Chris Brown brasileiro”. “O que eu quero é mostrar o funk para fora do país de um jeito diferenciado”, explica. Atualmente, o artista está nas paradas com 'Te pego de jeito'. O videoclipe mistura imagens de Naldo dançando com um grupo ou sozinho sob efeitos de luzes ao estilo de clipes de Usher, Chris Brown e Ne-Yo.

Logo depois de Naldo foi a vez de Anitta transformar seu funk em um produto mais pop. A cantora dispensou o termo “MC” do nome artístico e começou a investir no visual e na forma de apresentar suas músicas. O clipe 'Show das poderosas', por exemplo, segue o mesmo estilo adotado nos vídeos de 'Single ladies', de Beyoncé, e 'Get right', de Jennifer Lopez. As inspirações deram muito certo: a faixa se tornou o maior sucesso da cantora, a projetou nacionalmente (e até internacionalmente) e está quase chegando a 100 milhões de visualizações no Youtube. Recentemente, Anitta revelou que se inspira em Mariah Carey, uma das divas do pop norte-americano.

FENÔMENO

ANITTA
Redes sociais: 10 milhões de seguidores no Facebook, 4,6 milhões de seguidores no Instagram e 1,45 milhão de seguidores no Twitter.

Na batida
Visualizações: 40,201 milhões
Lançamento: 29 de julho de 2014

Show das poderosas
Visualizações: 99,294 milhões
Lançamento: 19 de abril de 2013



DREAM TEAM DO PASSINHO
Redes sociais: 235 mil seguidores no Facebook.

De ladin
Visualizações: 341 mil
Lançamento: 5 de março de 2015

Vida (com Ricky Martin)
Visualizações: 3,150 milhões
Lançamento: 29 de junho de 2014



LUDMILLA
Redes sociais: 1,562 milhões
de seguidores no Facebook,
784 mil seguidores no Instagram e 55,5 mil seguidores no Twitter.

Hoje
Visualizações: 31,337 milhões
Lançamento: 11 de julho de 2014

Sem querer
Visualizações: 20,745 milhões
Lançamento: 4 de fevereiro de 2014



NALDO
Redes sociais: 4,589 milhões de seguidores no Facebook, 656 mil seguidores no Instagram e 483 mil seguidores no Twitter.

Faz sentir (com K. Rose)
Visualizações: 3,082 milhões
Lançamento: 23 de julho de 2014

Amor de chocolate
Visualizações: 42,027 milhões
Lançamento: 29 de março de 2012



VALESCA POPOZUDA
Redes sociais: 283 mil seguidores no Facebook, 986 mil seguidores no Instagram e 7.455 mil seguidores no Twitter.

Eu sou a diva que você quer copiar

Visualizações: 5,036 milhões
Lançamento: 13 de novembro de 2014

Beijinho no ombro
Visualizações: 46,150 milhões
Lançamento: 27 de dezembro
de 2013

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA