AC/DC e Pink Floyd colocam o rock entre os mais rentáveis em 2014

As bandas conseguiram melhor no ranking mesmo com a explosão do pop

por Adriana Izel 02/03/2015 10:06

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
KEVORK DJANSEZIAN/AFP
Os veteranos australianos do AC/DC garantiram o espaço do rock no topo das vendagens ao lançar disco de inéditas (foto: KEVORK DJANSEZIAN/AFP)
Nos últimos anos, o rock perdeu espaço no mundo da música para o pop. A falta de renovação no estilo musical fez com que ele ficasse para trás no quesito vendagem. No entanto, no ano passado, os roqueiros voltaram a aparecer — mesmo que timidamente — no topo das paradas.

Pelo menos é o que mostrou uma pesquisa realizada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), que leva em consideração os artistas mais populares em números de vendas de discos, downloads e streamings. De acordo com o levantamento chamado Global Recording Artists 2014, duas bandas de rock figuram na lista dos 10 artistas mais rentáveis do ano passado. Na pesquisa de 2013, nenhum representante do gênero apareceu no ranking.

O top 10 é encabeçado pela cantora Taylor Swift seguida por One Direction (líder de 2013) e Ed Sheeran, que lançaram os álbuns 1989, Four e X, respectivamente. No quarto lugar aparece a banda Coldplay, que, apesar de ser considerada rock é malvista pelos roqueiros e costuma aparecer ao lado de Nickelback como “assassinos do ritmo”. Mas é a partir do quinto lugar que o rock mostra uma força de retorno ao mercado. Porém, isso é feito por meio de bandas antigas, o que evidencia os problemas do ritmo em revelar novos talentos.

Clássico na moda
O AC/DC, que ocupa o quinto lugar, apareceu na lista por conta do disco Rock or bust. O álbum, lançado depois de um hiato de seis anos, é o primeiro sem o guitarrista Malcolm Young, que deixou o grupo por motivos de saúde e foi substituído pelo sobrinho Stevie Young. O fato de trazer faixas inéditas após um longo período foi um dos diferenciais e grande motivo do sucesso do material. A colocação dos roqueiros ainda poderia ter sido melhor se for considerado que o disco só chegou às lojas em dezembro.

A expectativa é de que o AC/DC possa continuar na lista da IFPI de 2015, principalmente, por conta da turnê do disco Rock or bust, que percorrerá vários países neste ano e também faz parte das comemorações dos 40 anos de carreira.

“Este ranking reflete a popularidade global de gravação de artistas por meio das diversas formas pelas quais os fãs escolhem para ouvir música hoje em dia. A tabela inclui todas as músicas de cada artista em destaque, não apenas uma faixa ou álbum. Ele usa canções e CDs equivalentes a combinar medidas de downloads, vendas físicas e streamings”, explica Frances Moore, presidente executivo da IFPI, no comunicado oficial da pesquisa.

No sétimo lugar da lista, atrás de Michael Jackson, ficou o grupo Pink Floyd. No ano passado, os roqueiros lançaram o álbum The endless river. O CD foi produzido com algumas faixas gravadas em 1993 e que foram descartadas na época. As músicas, inclusive, têm participação do tecladista Richard Wright, morto em 2008. O fascínio do CD é parecido com o do AC/DC: as faixas inéditas atreladas ao fato de que o disco foi anunciado como uma forma de encerramento oficial das atividades da banda e um tributo a Wright.

Saiba mais

O primeiro estudo do Global Recording Artists foi publicado em janeiro de 2014 e levou em consideração a popularidade dos artistas em todas as plataformas no ano anterior. Esse é o segundo ano da pesquisa, que foi publicada em 23 de fevereiro e que avalia os números de 2014.

“Este ranking reflete a popularidade global de gravação de artistas por meio das diversas formas pelas quais os fãs escolhem para ouvir música hoje em dia. A tabela inclui todas as músicas de cada artista em destaque, não apenas uma faixa ou álbum”
Frances Moore, presidente executivo da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI)


Ranking

Top 10 — 2014


1. Taylor Swift
2. One Direction
3. Ed Sheeran
4. Coldplay
5. AC/DC
6. Michael Jackson
7. Pink Floyd
8. Sam Smith
9. Katy Perry
10. Beyoncé

Top 10 — 2013

1. One Direction
2. Eminem
3. Justin Timberlake
4. Bruno Mars
5. Katy Perry
6. P!nk
7. Macklemore & Ryan Lewis
8. Rihanna
9. Michael Bublé
10. Daft Punk

MAIS SOBRE MÚSICA