Taylor Swift é coroada artista com mais vendas de 2014

Boy band One Direction e o britânico Ed Sheeran também aparceem no topo da lista

por AFP 24/02/2015 12:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
JEWEL SAMAD / AFP
(foto: JEWEL SAMAD / AFP)
Taylor Swift, a rainha do country convertida em nova diva do pop, foi oficialmente coroada nesta segunda-feira como a cantora com mais vendas de 2014 - seguida da banda juvenil One Direction e do cantor Ed Sheeran.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica, a IFPI, disse que Swift foi a artista mais popular do mundo em 2014 se forem contabilizadas as vendas de discos físicos, os downloads e o streaming.

A cantora dominou as paradas de sucesso no final do ano passado nos Estados Unidos, mas segundo o IFPI também o fez em grandes mercados como Alemanha, Japão e Grã-Bretanha.

Sem especificar país por país nem números exatos, o grupo contabilizou ao elaborar seu ranking as vendas na América Latina, onde a faixa 'Shake It Off' do álbum '1989' também causou frisson.

O IFPI disse ainda que o enorme sucesso do tema do filme da Disney 'Frozen' poderia ter superado o de Swift, mas não incluiu 'Let It Go' em sua classificação porque a lista leva em conta artistas individuais.

A banda britânica One Direction, que liderou esta lista em 2013, ficou em segundo lugar, seguida pelo cantor e compositor britânico Ed Sheeran e as bandas Coldplay e AC/DC. Michael Jackson aparece em sexto lugar, apesar do rei do pop ter morrido em 2009.

O disco '1989' de Swift vendeu no ano passado 1,2 milhões de cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos. É o maior sucesso de vendas desde o lançamento de 'The Eminem Show', do rapper Eminem, em 2002 - ainda levando em conta que, à época, os números gerais de vendas eram muito mais altos que agora, quando a pirataria rouba boa parte do show.

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA