Blur anuncia álbum de inéditas após hiato de 12 anos

Banda de Damon Albarn retoma formação original, que não se reunia desde 1998

por Fernanda Machado Agência Estado 19/02/2015 18:21

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
REUTERS/Andres Stapff
Vocalista retoma grupo com Graham Coxon (guitarra), Alex James (baixo) e Dave Rowntree (bateria) (foto: REUTERS/Andres Stapff)
Em um restaurante chinês localizado na Chinatown londrina, o quarteto britânico Blur anunciou para o mundo que o grupo, enfim lançará um novo álbum de estúdio, o primeiro em 12 anos. A revelação foi feita com transmissão ao vivo, pelo Facebook da banda na semana passada.

'The Magic Whip' é nome do álbum que interrompe o hiato do grupo e chegará às lojas em 27 de abril. O último disco, Think Tank, lançado em 2003, não contava com a formação original da banda, já que o guitarrista Graham Coxon decidiu se afastar do grupo para seguir em carreira solo. Com isso, o último álbum no qual os quatro integrantes - Damon Albarn (voz), Coxon (guitarra), Alex James (baixo) e Dave Rowntree (bateria) - participaram efetivamente é 13, datado de 1998.

"A forma como gravamos é a mesma de como começamos. Não era um estúdio chique", contou Albarn, sobre o processo de criação de The Magic Whip em Hong Kong - e, por isso, as referências à cultura chinesa, como na capa do álbum e no vídeo com o primeiro single, Go Out, que pode ser assistido no fim do texto. "Era um pouco claustrofóbico e quente. Nós vamos lá e ficamos e começamos a reunir muitas ideias."

A gravação em Hong Kong, em cinco dias, se deu meses antes da passagem do grupo pelo Brasil, quando o Blur ficou encarregado de encerrar a edição de 2013 do festival Planeta Terra, em São Paulo.

A banda anunciou também que, com o disco, fará uma nova apresentação no High Park, gigantesco parque dentro da área urbana de Londres. A quarta passagem deles por lá está marcada para 20 de junho deste ano.

Após o lançamento de Think Tank e a saída de Coxon, o Blur entrou em hiato. Albarn se estabeleceu como um dos maiores músicos contemporâneo do Reino Unido, com projetos como o Gorillaz. Somente em 2009, o grupo se reuniu para uma nova turnê. Mesmo sem um novo álbum, apenas duas músicas, Under the Westway e The Puritan, o grupo se apresentou no Hyde Park, no gigantesco festival Glastonbury, na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres e saiu em uma turnê mundial. "Ao fim da nossa última turnê eu senti que não havia jeito de nós fazermos um novo show sem um novo disco."

Conheça os títulos das 12 faixas de 'The magic whip':
Lonesome Street
New World Towers
Go Out
Ice Cream Man
Thought I Was A Spaceman
I Broadcast
My Terracotta Heart
There Are Too Many Of Us
Ghost Ship
Pyongyang
Ong Ong
Mirrorball

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA