Festival Jazz e Blues no Carnaval é boa opção para quem quer fugir da folia

Evento vai de sábado até terça-feira de carnaval no CCCP

por 13/02/2015 09:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Dominic Glass/Divulgação
Alexandre Araújo: leitura pessoal e improvisos (foto: Dominic Glass/Divulgação)
Com o predomínio do segundo sobre o primeiro gênero, o CCCP realiza em pleno reinado de Momo, pelo terceiro ano consecutivo, o festival Jazz e Blues no Carnaval. De amanhã até terça-feira, aqueles que não quiserem cair na folia ou o fizerem de maneira mais devagar terão a oportunidade de conferir as atrações da casa noturna da Savassi, que promoverá, inclusive, a volta aos palcos de um dos pioneiros do blues na capital. Trata-se do guitarrista e vocalista Alexandre Araújo, irmão de Marco Antônio Araújo (1949-1986). Acompanhado de Paulo Savino (guitarra), Cássia (teclados e escaleta), Márcio Felício (baixo) e Sergio Viana (bateria), ele vai encerrar o festival no feriado de carnaval com show integralmente dedicado aos clássicos do blues. “Tudo em uma leitura muito pessoal, nada de padrão cover”, adverte Alexandre, adepto assumido do improviso no blues.


A abertura do Jazz & Blues no Carnaval, amanhã à noite, será com show de Gustavo Andrade & Hot Spot Blues Band, que há duas décadas cativa o público belo-horizontino com trabalho dedicado ao blues. Preparando o segundo disco de carreira, a banda liderada pelo guitarrista-vocalista vai dedicar parte do show ao repertório do CD 'Playin’my blues', do ano passado, além de mostrar composições autorais novas que guarda para o novo trabalho.

Liderada por Gustavo Andrade (guitarra e voz), a Hot Spot & Blues, que ainda reúne os músicos Luis Andrade (bateria) e Rafael Negromonte (baixo), marcou presença no evento do ano passado e, segundo Gustavo, foi um sucesso. “Funciona muito bem como alternativa para quem que ver algo diferente depois de sair em um bloco”, justifica o guitarrista, na expectativa de voltar a atrair o público da edição anterior do festival.

Apontado como revelação do jazz mineiro, o guitarrista Matheus Rodrigues se apresenta no festival na noite de domingo, acompanhado de Bruno Oliveira (baixo), Matheus Espinha (bateria), Jonnatha Max (trombone), Leo Barreto (sax) e da irmã Isadora Rodrigues (voz). Além de produção autoral e arranjos para jazz, o guitarrista apresenta versões instrumentais de rock a partir de obras dos Beatles e Michael Jackson, entre outros. Com 'Do baião a Piazzolla' lançado no ano passado, Matheus Rodrigues vem cativando público com uma musicalidade nata promissora.

Márcio Perez (guitarra e vocal), Samir Chamas (gaita), Leo Javali (baixo) e Cristian Webber (bateria) integram a também novata Flaming Boys que sobe ao palco do CCCP para o show de segunda-feira. Com pouco mais de um ano em cena, a banda faz releituras de clássicos do blues, que vão de Stevie Ray Vaughan a Buddy Guy passando, inevitavelmente, por Eric Clapton, além de versões para o blues de representantes do chamado BRock, tais como Barão Vermelho, entre outros.

 Responsável pelo encerramento do Jazz e Blues no Carnaval na Terça-feira Gorda, o pioneiro Alexandre Araújo vai de B. B. King a Muddy Waters passando, também, por Eric Clapton. “A tônica do show são os improvisos”, anuncia o guitarrista, prometendo incendiar a noite com clássicos e alguns temas autorais, para os quais ele já prepara um disco. Além de Berimblues, de 2000, que lhe valeu o prêmio de discos do ano do BDMG Instrumental e uma turnê pelos Estados Unidos, Alexandre Araújo também lançou '15 anos blues', em tiragem comemorativa à data de carreira. Paralelamente, em boa hora ele trabalha no resgate da obra do irmão Marco Antônio segundo diz, visando eternizá-la.

PROGRAMAÇÃO

Sábado
Gustavo Andrade e Hot Spot Blues Band
Domingo  
Matheus Rodrigues e Banda
Segunda-feira
Flaming Boys
Terça-feira
Alexandre Araújo e Banda

JAZZ E BLUES NO CARNAVAL

CCCP, Rua Levindo Lopes, 358, Savassi. De sábado a terça-feira, às 22h30. Ingressos: R$ 20. Abertura da casa: 20h. Informações: (31) 3582-5628.

MAIS SOBRE MÚSICA