45ª edição do Festival Nacional da Canção tem inscrições abertas

Edição comemorativa de 45 anos distribuirá R$ 250 mil em prêmios

por Fernanda Machado 12/02/2015 09:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Guilherme Cunha/Divulgação
O músico Marcus Viana, que participou do Fenac nos anos 1970 (foto: Guilherme Cunha/Divulgação)
Celeiro de talentos, o Festival Nacional da Canção (Fenac) comemora seus 45 anos em 2015. Realizado tradicionalmente em Boa Esperança, no Sul de Minas, o evento ajudou a projetar nomes importantes da música brasileira, como o compositor, instrumentista, arranjador e produtor Marcus Viana.

“O festival sempre foi muito legal. Já no início, há tantos anos, ele tinha um moral muito grande. Participei duas vezes”, conta Marcus. Ele se apresentou em Boa Esperança na década de 1970 e ainda se lembra da “cena efervescente” que encontrou por lá.

Eventos dessa natureza têm papel importante, acredita o músico. “Festivais são extremamente necessários para a cultura brasileira. Boa Esperança, convenhamos, é o nosso grande festival. A gente só pode celebrar, dar os parabéns por esses 45 anos e desejar que a iniciativa se propague”, diz.

Este ano, o Fenac será realizado em mais duas cidades sul-mineiras: São Lourenço e São Thomé das Letras. As inscrições vão até 4 de junho. Informações estão disponíveis no site www.festivalnacionaldacancao.com.br.

A “peneira” é um desafio: para se ter uma ideia da demanda, o evento recebeu cerca de 3 mil inscrições em 2014. A edição deste ano selecionará 156 canções. A maratona começa em julho. Etapas classificatórias já estão definidas para São Lourenço (24 e 25/7), Extrema (31;7 e 1º/8), Varginha (7 e 8/8), São Thomé das Letras (14 e 15/8), Guapé (21 e 22/8) e Três Pontas (28 e 29/8). Cada cidade receberá 26 canções, que passarão pelo crivo de júri especializado. As semifinais, em Boa Esperança, reunirão 30 concorrentes. Só 10 chegarão à final, em 6 de setembro.

A edição comemorativa de 45 anos distribuirá R$ 250 mil em prêmios. Ano passado, Santa Catarina levou o Troféu Lamartine Babo. “A vitória é gratificante, mas esse momento passa. O que fica é o reconhecimento, as pessoas que reconhecem o trabalho da gente e a divulgação”, afirma Márcio Pazin, intérprete da canção KD o ç de você, que venceu o Fenac 2014 em parceria com Diego Morais.

MAIS SOBRE MÚSICA