Joe Cocker morre aos 70 anos; relembre a carreira desse ídolo do rock e blues

Artista inglês foi vítima de câncer no pulmão; carreira que se estende por cinco décadas deixa gravações consagradas como um cover de Beatles e o hit 'You are so beautiful'

por e Fernanda Machado 22/12/2014 16:46

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Eugenio Gurgel/Esp. Em/D.A Press
Joe Cocker durante show em BH, em 2012: cinco décadas dedicadas aos palcos (foto: Eugenio Gurgel/Esp. Em/D.A Press)
O cantor e compositor inglês Joe Cocker morreu nesta segunda-feira, 22, no Colorado, aos 70 anos, vítima de um câncer de pulmão. O veterano de voz inimitável vivia no estado norte-americano há anos e tratava-se da doença em um hospital próximo à sua residência, como informou seu agente, responsável pelo anúncio do falecimento. Com carreira que se estende por cinco décadas, o artista tornou-se conhecido ainda nos anos 1960, com regravações de sucessos da era de ouro do rock.

 

Relembre a versão de Joe Cocker para 'With a little help from my friends' no Woodstock:

 

 

Seu cover para 'With a little help from my friends', dos Beatles, alcançou o primeiro lugar nas paradas britânicas e levou o músico ao palco do lendário festival Woodstock, em 1968. Ainda hoje, a canção mantém-se como principal joia do repertório de Cocker, ao lado de faixas como 'You are so beautiful' e 'Up where we belong', em dueto com Jennifer Warnes. Também é famosa sua interpretação de 'You can leave your hat on', tema principal do filme 'Nove semanas e meia de amor' (1986). Em 2012, fez sua primeira e única passagem por Belo Horizonte (relembre o show de Joe em BH).

 

Veja fotos do show de Cocker em BH

 

Nascido em Sheffield, cidade industrial do norte da Inglaterra, Joe foi, "sem dúvida, o maior cantor de rock e soul já saído da Grã-Bretanha", afirmou seu agente, Barrie Marshall, em um comunicado. Ringo Starr, ex-baterista dos "Fab Four", homenageou o compatriota com um post no microblog Twitter, onde escreveu: "Adeus e que Deus abençoe Joe Cocker é o desejo de um de seus amigos. Paz e amor".

 

Em seus últimos anos, Joe Cocker recusou-se a encerrar a vida artística. Depois de ser condecorado em 2008 com a Ordem do Império Britânico — uma das mais altas honrarias concedidas pelo Governo do Reino Unido — o artista ainda debruçou-se sobre dois álbuns de estúdio, 'Hard knocks' (2010) e 'Fire it up' (2012). Este último marcou seu 22º lançamento de inéditas e deu origem à derradeira turnê do cantor, com recordes de público em arenas europeias. O palco do Hammersmith, em Londres, foi cenário do último show de Cocker, em agosto passado. O artista deixa a viúva Pam Baker, uma fã com quem casou-se em 1987.

 



VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE MÚSICA