Confira as músicas que deram a cara de 2014

Ano marcou domínio do pop e sucesso de Nicki Minaj, Beyoncé e companhia. No Brasil, axé e funk ficaram na boca do povo

por Fernanda Machado 19/12/2014 13:12

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Beyoncé/YouTube
Parceria entre Beyoncé e Nicki Minaj não teve grande sucesso de visualizações, mas foi eleita por especialistas a melhor música do ano (foto: Beyoncé/YouTube)
Elas foram aclamadas pela crítica, caíram no gosto do povo ou chamarama  atenção pelo tom excêntrico. Em um ano dominado quase que totalmente pela música pop, o rebolado de Nicki Minaj, a guinada feminista de Beyoncé e os ritmos que embalaram a Copa do Mundo no Brasil foram algumas das composições que deram o que falar em 2014.

Listamos as músicas que marcaram o ano. Confira:

Nicki Minaj - 'Anaconda'

My anaconda don't! O festival de twerk de Nicki Minaj no single de seu novo CD foi um dos assuntos mais comentados no ano. A canção de Minaj bateu o recorde de vídeo mais visto em 24 horas no YouTube, que até então pertencia a Miley Cyrus com 'Wrecking Ball'.



Katy Perry - 'Dark Horse'

Quem também bateu recordes no YouTube foi Katy Perry e seu 'Dark Horse'. O vídeo, com mais de 730 milhões de visualizações, foi o clipe mais visto de 2014 no site, e já aparece em 11º entre os videos mais assistidos de todos os tempos na plataforma.



Enrique Iglesias - 'Bailando'

Outro que bombou na web foi Enrique Iglesias com 'Bailando'. O vídeo chegou à marca de segundo clipe mais visto do YouTube em 2014, com pouco mais de 600 milhões de visualizações.



Psy - 'Gangnam Style'

Não, não perdemos a noção de data. É que o astronômico sucesso do sulcoreano Psy voltou a dar o que falar em 2014, justamente pelo seu número de visualizações no YouTube. O clipe já registrava as invejáveis marcas de video mais visto de toda a plataforma e o único a ultrapassar 2 bilhões de visualizações, mas em dezembro 'Gangnam Style' simplesmente ameaçou quebrar o contador de ciews do YouTube. É que o limite de visualizações de um vídeo que o código do YouTube comportava era de pouco mais de 2 bilhões e 100 milhões. Anos atrás a marca era impensável. Com o sucesso de Gangnam Style o Google foi forçado a reprogamar o algoritmo. Agora pode registrar mais de 9 quintilhões de views. Será que alguém chega lá?



Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte - 'We Are One'

O principal acontecimento de 2014 no Brasil, e um dos mais importantes do mundo foi a Copa do Mundo. O single oficial do Mundial, interpretado por Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, foi bem criticado, mas fez um grande sucesso na web. Mais de 320 milhões de visualizações, e o 12º lugar entre os mais vistos do YouTube.

 
Shakira - 'La La La (Brasil 2014)'

Mas a canção que ficou no coração dos fãs da Copa do Mundo foi o hit 'La La La', da colombiana Shakira. O vídeo ultrapassou - e de longe - o single oficial. Com 450 milhões de views é o terceiro clipe mais visto do ano no YouTube.



Shakira - 'Can't Remember to Forget You'

O ano foi produtivo para Shakira. Além do sucesso com o single alternativo da Copa do Mundo, a cantora explodiu na web com o "encontro de duas garotas caribenhas", como a própria descreveu o dueto com Rihanna em 'Can't Remember to Forget You'. O vídeo foi o terceiro mais visto do ano.



Beyoncé e Nicki Minaj - 'Flawless (Remix)'

A parceria entre Beyoncé e Nicki Minaj não teve o sucesso astrondoso das músicas já citadas na lista, mas a música conquistou a crítica. O remix de 'Flawless' foi eleito pela conceituada revista Time como a melhor música de 2014.



Taylor Swift - 'Blank Space'

Taylor vivendo a possessiva, uma fotografia impecável e uma letra que responde diretamente à imagem de ciumenta da própria Swift. Com essa receita, a cantora teve um dos vídeos mais vistos do ano e ficou em segundo lugar na classificação da Time de melhores músicas do ano.



Sia - 'Chandelier'

A australiana Sia lançou uma das melhores músicas de 2014, segundo a publicação da Time. A revista listou a canção no décimo lugar. Na cultura pop, o cabelo branco estilo channel e a dança impressionante do clipe já ficaram registradas como uma das marcas do 2014 musical.



Magic! - 'Rude'

No outro extremo da mesma lista, a Time classificou o hit da banda canadense Magic!, 'Rude', como o pior do ano. "A letra não faz nenhum sentido", exclamou. Boa ou não, a música já tem quase 300 milhões de acessos no YouTube e chegou a liderar a parada de sucessos da Billboard.
 
 
Conchita Wurst - 'Rise like a phoenix'

A austríaca Conchita Wurst, pseudônimo do músico Tom Neuwirth, foi a grande vencedora do concurso Eurovisão de 2014. A participação de Conchita no festival já era polêmica desde as seletivas na Áustria, pelo seu visual. Tom, quando canta, se veste de vestido e cabelos soltos, mantendo sua barba, e encarna Conchita. Conchita foi a grande vencedora da edição de 2014 do concurso.



Ed Sheeran - 'Sing'

O britânico de 23 anos cantava desde os 14. Começou nas ruas da Inglaterra. Em 2014 o ruivo contou com uma ajudinha de Pharrell Williams em seu segundo CD e despontou para a fama.



Iggy Azalea - 'Fancy'

Ela foi acusada de apropriação cultural, recista e até mesmo homofóbica pelas suas declarações polêmicas no Twitter. Mas a verdade é que Iggy Azalea foi um dos grandes nomes de 2014 e o ritmo forte  de seu hit 'Fancy' um dos mais reproduzidos em 2014. O clipe da música foi o sexto mais assistido no YouTube nesse ano. Quase 400 milhões de views.



Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj - 'Bang Bang'

A letra picante do single combinou com o cenário do clipe e a união de três das cantoras mais tendência do momento foram decisivos para o sucesso de 'Bang Bang'. A canção foi apresentada em diversas premiações de música, incluindo no VMA americano.



Michael Jackson e Justin Timberlake - 'Love Never Felt So Good'

O rei do pop voltou em uma parceria de sucesso com Justin Timberlake. Em 'Love Never Felt so Good', fãs de Michael Jackson podem rever imagens clássicas do astro além de matar a saudade do ritmo anos 1970, combinados com toques de atualidade.



Valesca Popozuda - 'Eu sou a diva que você quer copiar'

2014 foi o ano que colocou definitivamente Valesca POpozuda no trono de rainha do Funk/Pop brasileiro. A cantora passou boa parte do ano estourando com o hit 'Beijinho no ombro', lançado no fim de 2013. Em 2014 Valesca lançou outro clipe, 'Eu sou a diva que você quer copiar'.

 
Psirico - 'Lepo Lepo'

Seguindo na onda dos hits brasileiros de 2014, o posto de "sucesso do verão" ficou por conta da banda bahiana Psirico e seu 'Lepo Lepo'



Pahrrell Williams - 'Happy'

Ok, o sucesso de Pharrell foi lançado no final de 2013, mas foi impossível deixar a canção de fora da lista. A música tocou durante todo 2014 e parece não ter data para sair das paradas. Happy já ultrapassou os 500 milhões de views no YouTube e conseguiu marcas como 10 semanas no topo da parada da Billboard, 19 semanas no topo do United World Charts, além de ter sido o single mais vendido no primeiro semestre com mais de 11 milhoes de cópias.



Frozen - 'Let it go'

Let it gooo... let it go. Se a animação 'Frozen', da Disney, foi um sucesso incontestável, se tornando a maior da história, o hit 'Let it go', interpretado por Idina Menzel na película não ficou para trás. O vídeo, lançado no final de 2013 nos EUA e início de 2014 no Brasil, foi o grande vencedor do Oscar de melhor canção original e concorre ao Grammy de melhor som escrito para mídias visuais.

MAIS SOBRE MÚSICA