Janaína Moreno apresenta novo disco 'Festeira' em BH

Trabalho traz canções autorais, inédita de Moraes Moreira e faixas assinadas por craques da MPB

por Walter Sebastião 12/12/2014 10:48

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Vinícius Monzichuki/divulgação
A cantora Janaína Moreno diz que seu disco vai além do samba, trazendo MPB, rock e blues (foto: Vinícius Monzichuki/divulgação)
Hoje à noite, a cantora Janaína Moreno lança o disco 'Festeira', no Teatro Alterosa. O CD traz as várias faces da música que ela faz: MPB, rock e blues. “Tenho amor e respeito pelo samba, mas queria um disco plural em ritmos e sentimentos. Inclusive, essa é uma forma de colocar as minhas composições na rua. Não quero tapar a boca da minha inspiração”, explica ela.

Janaína lista as faixas que revelam esse propósito: 'Festeira', 'Quintal das ilusões' e 'Você só vale o que tem' entre outras. O motivo de todas é o mesmo: fidelidade à diversidade musical, sedução por canções comunicativas e observação crítica sobre o cotidiano.

MORAES

O CD traz também uma inédita de Moraes Moreira ('Cantoras do Brasil'), além de composições de Makely Ka, Lula Queiroga, Tom Zé e Arnaldo Antunes. A produção é assinada por Luiz Brasil, que toca violão no álbum. “O disco tem uma sonoridade que eleva a alma”, observa Janaína, chamando a atenção para a sensibilidade da banda que a acompanha.

Formada em teatro, a cantora participou de musicais, vem fazendo shows desde 2007 e é um dos destaques da noite de BH. O tempo lhe trouxe segurança, convicção e paciência para enfrentar a carreira, mas também serviu de base para desenvolver a interpretação. “Posso ser mais introvertida ou extrovertida, aprendi a trabalhar a minha expressão. Quero sensibilizar o público com o som e a palavra”, explica.

A atividade de compositora vem da infância, movida pela facilidade de escrever. “Não tenho o exercício da composição, mas tenho inspiração”, afirma Janaína. Sua produção autoral ainda é pequena, mas vai crescendo aos poucos, conta. Inicialmente, ela pensou em gravar apenas uma de suas canções no disco, mas o produtor Luiz Brasil acabou selecionando cinco. “Fiquei satisfeita de ver que foi para o CD o que eu tinha necessidade de dizer”, observa.

Janaína vai se apresentar com Nema Antunes (direção musical e baixo), Victor Dutra (teclado), João Castilho (guitarra) e Rodrigo Serra (bateria). Amanhã, às 20h, ela vai cantar no Festival Furor, no Mercado Distrital do Cruzeiro.

'FESTEIRA'
Lançamento do disco de Janaína Moreno. Sexta, às 21h. Teatro Alterosa, Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta, (31) 3237-6611. Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada). Amanhã, às 20h, a cantora se apresenta no Festival Furor, no Mercado Distrital do Cruzeiro (Rua Opala, s/nº, Bairro Cruzeiro).

MAIS SOBRE MÚSICA