Show da banda Somba e recital de músicas do Uakti agitam segunda-feira em BH

Teatro Francisco Nunes e Fundação de Educação Artística recebem eventos

por Eduardo Tristão Girão 24/11/2014 00:13

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Para seu terceiro disco, Homônimo, a banda Somba trilhou caminho um tanto incomum. Sem as diversas facilidades do ambiente digital, Guilherme Castro (guitarra e voz), Avelar Jr. (baixo e voz) e Léo Dias (bateria e voz) foram para o estúdio do produtor Anderson Guerra, em Nova Lima, que é completamente analógico, e registraram o novo repertório em vinil. O público conhecerá o resultado, de inspiração vintage, em show hoje à noite, no Teatro Francisco Nunes.


“Para quem tem relação forte com a performance, essa forma de trabalho não é tanto um problema. As coisas que gostamos de ouvir são todas de gravações analógicas e quisemos que esse disco soasse com aquela ‘quentura’. Não é só usar gravador analógico, pois o fato de não ter como voltar para corrigir nos obriga a ter uma entrega maior, aceitar limitações, errinhos, deixar soar mais orgânico. Nos descobrimos mais musicais do que achávamos que éramos”, afirma Castro. O show marca a estreia de novo integrante, o guitarrista André Marques.

Chinês Quase todo escrito como encomenda para balé do Grupo Corpo, o disco I ching (1994), do Uakti, acabou não ganhando coreografia. Mas as ideias do músico Marco Antonio Guimarães tornaram esse um dos trabalhos mais importantes da discografia instrumental mineira pela belíssima adaptação musical dos trigramas (caracteres com combinações dos símbolos yin e yang) do milenar livro chinês homônimo.


Vinte anos depois, o flautista Alexandre Andrés, filho de um dos integrantes do Uakti, resolveu investigar a obra em seu mestrado em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como resultado, fará recital para tocar as oito peças que compõem I Ching com máxima fidelidade possível aos arranjos originais, hoje à noite, na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte.

Homônimo
Show de lançamento do disco do Somba

Hoje, às 20h30. Teatro Francisco Nunes

Av. Afonso Pena, s/nº, Parque Municipal, Centro

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)

Informações: (31) 3277-6325


Alexandre Andrés

Recital com músicas do disco I ching, do Uakti

Hoje, às 19h. Fundação de Educação Artística, Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários

Informações: (31) 3224-1744

Entrada franca

MAIS SOBRE MÚSICA