Violonista Thiago Delegado participa de homenagem a João Donato

Apresentação é a penúltima da série que comemora os 80 anos do músico no CCBB

por Eduardo Tristão Girão 19/11/2014 10:15

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Músico está sendo homenageado na capital (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
No penúltimo show da série comemorativa de seus 80 anos em Belo Horizonte, o pianista acreano João Donato sobe ao palco do Circuito Cultural Banco do Brasil, hoje à noite, para tocar algumas de suas músicas mais conhecidas ao lado de ícone da nova geração de instrumentistas da cidade, o violonista Thiago Delegado. Para a apresentação de encerramento, quarta-feira que vem, o veterano contará com a presença da cantora Fernanda Takai.

Não é a primeira vez que os dois tocam juntos. O primeiro encontro foi em 2012, quando Donato veio como convidado especial do show de lançamento do álbum 'Ao vivo no Museu de Arte da Pampulha', no Teatro Sesiminas, na capital mineira. “Quando recebi o convite para este projeto, este ano, fiquei muito feliz e satisfeito. Ele tem importância enorme”, orgulha-se Delegado.

Contando com a afinidade iniciada desde então e apoiado na segurança que adquiriu por tocar frequentemente as músicas do compositor, o violonista revela que nem chegaram a combinar exatamente o que tocar. “Acho que faremos juntos 'Lugar comum', 'A paz' e 'Minha saudade'. Adoro o repertório dele. Com meu grupo Delegascia, tocamos toda semana músicas como 'Amazonas' e 'Lugar comum'. A rã já até paramos de tocar de tão batida que ficou”, diz.

NETUN LIMA/DIVULGAÇÃO
O jovem Thiago Delegado divide palco com o veterano Donato (foto: NETUN LIMA/DIVULGAÇÃO)
“As composições do Donato são muito originais, ele é uma fonte primária de inspiração. Ele tem estilo único e o comparo a Dorival Caymmi e João Gilberto. Não sei dizer qual gênero é o estilo dele, que é meio brasileiro, meio caribenho. Tenho só a aprender e a curtir, pois ele é muito divertido. É muito leve estar com Donato. Ele não está preocupado se a gente está debulhando o instrumento, quer é tocar bonito”, afirma o mineiro.

Estúdio Delegado aproveitará a passagem de Donato por Belo Horizonte para gravar com ele uma faixa para seu próximo disco, 'Viamundo'. A composição, que é instrumental, chama-se 'A camisa do Donato' e faz alusão às estampas coloridas que o pianista costuma usar. Com produção do violonista e do pianista Cristiano Caldas, o álbum terá 11 composições (três delas cantadas) e parcerias com Murilo Antunes, Edu Krieger, Aluizio Horta e Fred Heliodoro, além de arranjos de cordas de Rafael Martini para duas músicas.

'JOÃO DONATO 80+'
Show de João Donato, com participação especial de Thiago Delegado. Nesta quarta, às 20h, no teatro 1 do Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada), à venda na bilheteria e no site . Informações: (31) 3431-9400.
 
Para assistir

João Donato tem carreira extensa e rica, iniciada nos anos 1950 como pianista da noite carioca. A convite do Estado de Minas, o artista gravou depoimento ao piano, no qual conta sua história por meio de várias composições. Ele tocou em vários conjuntos, desenvolvendo interesse especial pela bossa nova e pelo jazz. Durante os primeiros anos em que morou nos Estados Unidos, apresentou-se com grupos de música latina, o que se tornou forte influência em seu estilo. Tem como parceiros Gilberto Gil, Caetano Veloso, Martinho da Vila, Marcelo D2 e o irmão Lysias Ênio, entre outros. Alguns dos intérpretes de suas músicas são Nana Caymmi, Gal Costa, Adriana Calcanhotto, Tim Maia e Nara Leão. Assista:
 

MAIS SOBRE MÚSICA