Parceria de mineiros com espanhol, grupo Latinamérica lança DVD com show no Cine Theatro Brasil

Integrantes da banda Vil Metal dividem repertório de inspirações latinas com o violonista Julio Ramirez

por Bossuet Alvim 17/11/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.

Nelson Simões/Divulgação
(foto: Nelson Simões/Divulgação)
Com longa experiência em música instrumental, os artistas da banda Vil Metal procuravam por um ingrediente a mais para suas experimentações. Encontraram o elemento exato no repertório latino, graças ao contato com o violonista espanhol Julio Ramirez, com quem dividiram o palco em um show. "Com esse encontro, nós vislumbramos que há uma formação à parte em todos nós. Queríamos desenvolver um trabalho dentro da linguagem da world music, passar por vários estilos ao redor do mundo", explica João Vianna, da Vil Metal. A parceria deu origem ao grupo Latinamérica, que faz show de lançamento do primeiro DVD nesta terça-feira, 18, em BH.

 

Confira a versão do Latinamérica para 'Corcovado':

 

 

"A participação do Julio puxou as músicas espanhola e flamenca para o repertório", explica Vianna. Com releituras para canções de raízes fincadas em outros países, os mineiros fizeram questão de manter pulsante a veia verde-e-amarelo do concerto. "Para desenvolvermos um trabalho que equilibrasse nossas influências, usamos a linguagem de músicos brasileiros na fusão de estilos como bossa nova, samba e alguma coisa de MPB, que a gente toca com arranjos ligados à música latina", detalha o músico. Como exemplo da pluralidade de inspirações, 'Corcovado', bossa clássica de Tom Jobim, ganhou ares de salsa.

Nelson Simões/Divulgação
(foto: Nelson Simões/Divulgação)
O trabalho lançado em DVD foi registrado em Araxá, no Alto Paranaíba, em apresentação única. "Eu confiava que conseguiríamos gerar o material sem precisar de outro evento. Foi exatamente o que aconteceu", comemora João Vianna. O show desta terça-feira no Cine Theatro Brasil mantém a formação do Latinamérica, com Julio Ramirez acompanhado pelos membros da Vil Metal — João Vianna (trompete), Luciano Soares (violão), Arildo Nani (percussão) e Clayton Homem (baixo). Para celebrar a estreia em vídeo, o grupo recebe Kiko Ianni — violonista, guitarrista e compositor — e o duo de violões de Matheus Garcia e Robson Mendes.

 

Reginaldo Jimenez e Mariana Razzi, casal de bailaores do Soleá Tablao Flamenco que ilustra passagens do DVD com números de dança flamenca, também voltam ao palco com a Latinamérica. Outra convidada ilustre, a cantora Fabiana Luzzi emprestará seus vocais em francês e espanhol a algumas faixas do repertório. Para os artistas experientes em execuções instrumentais, sua participação é uma chance de explorar novas leituras. "A intenção da experiência com uma intérprete é ampliar os horizontes da banda", garante João.

 

Grupo Latinamérica 

Show de lançamento do DVD. Terça-feira, 18 de novembro, às 20h30 no Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil (Av. Amazonas, 315 - Centro). Informações: (31) 2626-1251. Ingressos pelo site.



MAIS SOBRE MÚSICA