Valsas e choros são a tônica do show de lançamento de 'Pingue-pongue'

Cristina Azuma e Paulo Bellinati mostram novo disco no projeto 'Domingo no museu'

por Fernanda Machado 31/10/2014 07:00

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Gal Oppido/Divulgação
(foto: Gal Oppido/Divulgação)
Clássicos com mais de um século, como 'Abismo de rosas' (Canhoto) e 'Língua de preto' (Honório Lopes), receberam novo acabamento harmônico e foram transportados para a atualidade, sem descaracterizar o estilo, no disco 'Pingue-pongue', que Cristina Azuma e Paulo Bellinati lançam no projeto Domingo no museu. No repertório, valsas e choros tradicionais convivem com as modernas composições e arranjos da dupla.

O repertório faz homenagem ao violão brasileiro e traz, ainda, canções de Garoto e Tom Jobim. O disco foi gravado com o mais autêntico violão de seresta “Sylvestre”, de 1935, que pertenceu a Ronoel Simões, e com um seis cordas espanhol, “Paulino Bernabé”. O resultado desse refinamento de sonoridades é um CD que passeia pela evolução do violão no Brasil nos últimos 100 anos.

Paulo Bellinati e Cristina Azuma são parceiros desde 1988. Mesmo radicada na França, Cristina manteve contato com Paulo, que mora em São Paulo. Em 2009, depois de ensaios e da gravação de um disco, a dupla realizou turnê pela Europa, com apresentações em festivais em Lausanne e em Zagreb. Na época, também foram convidados para concertos e masterclasses no 8º Festival Internacional de Violão de Cingapura.

Em 2010, os músicos realizaram nova turnê, desta vez na Ásia, com apresentações em Penang e Kuala Lumpur, a convite da Embaixada do Brasil na Malásia. No ano seguinte, apresentaram, em primeira mão, o recital de lançamento do CD Pingue-pongue no 4º Festival Internacional de Violão Leo Brouwer, em São Paulo.

DOMINGO NO MUSEU

Lançamento do CD Pingue-pongue. Com Paulo Bellinati e Cristina Azuma. Domingo, às 11h. Museu de Arte da Pampulha, Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). Venda antecipada: Loja Acústica CD’s (Rua Fernandes Tourinho, 300). Informações: (31) 3277-7996.

MAIS SOBRE MÚSICA