Edu Lobo reúne grandes nomes em gravação de CD e DVD

Cantor comemora seus 70 anos com parcerias de peso com Bethânia e Chico

por Ailton Magioli 17/09/2014 10:16

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Paula Kossatz/divulgação
Bena Lobo, Edu Lobo, Mônica Salmaso, Chico Buarque e Maria Bethânia no Theatro Municipal (foto: Paula Kossatz/divulgação)
“Fazer 70 anos não é tão ruim quanto parece”, conclui um emocionado Edu Lobo, depois de dividir com a amiga Maria Bethânia dois dos melhores momentos do DVD comemorativo de sua idade e das cinco décadas de carreira. Gravado ao vivo em 29 de agosto de 2013, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o DVD registra, fidedignamente, uma noite de puro profissionalismo do chamado “neto” de Heitor Villa-Lobos.


Ao deixar de tocar violão nos shows, Edu, como ele mesmo faz questão de dizer, está muito mais à vontade diante do público. Segundo o cantor e compositor, tudo começou depois de um acidente, no qual quebrou o cotovelo e um osso, pouco antes do show de lançamento do CD 'Tantas marés', em 2010. “Essa história acabou me fazendo um bem enorme”, revelou.


Além do músico maduro, fiel às origens, o CD/DVD 'Edu 70 anos' traz os convidados Maria Bethânia ('Cirandeiro' e 'Pra dizer adeus'), Bena Lobo ('No cordão da saideira' e 'Ponteio'), Chico Buarque ('A história de Lily Braun', 'Lábia' e 'Choro bandido') e Mônica Salmaso ('A mulher de cada porto', 'Coração cigano' e 'Valsa brasileira'). Ao final, todos voltam ao palco para cantar Na carreira com o homenageado.


Os grandes momentos estão nos duos. A começar por Edu e Maria Bethânia, que, em 1966, gravaram LP primoroso pela Elenco. A emoção de ambos é visível, o que se repete no encontro do cantor e compositor com o filho, Bena Lobo, e com Chico Buarque, parceiro de tantos musicais.


Edu é responsável por solos magistrais, a começar por 'Chegança', uma das primeiras músicas compostas por ele, parceria com o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha.


Acompanhado de um sexteto que classifica de “campeão”, liderado pelo pianista Cristóvão Bastos, diretor musical do show, Edu Lobo se dá ao merecido luxo de reunir uma orquestra no palco do Theatro Municipal, para o deleite dos felizes convidados. O cantor e o pianista interpretam 'Beatriz', outro belíssimo momento do espetáculo.


Curiosidade: só com Chico Buarque, Edu compôs 41 canções além de 'Beatriz' – 40 para projetos como o balé 'O grande circo místico', do Teatro Guaíra, de Curitiba. Seu primeiro parceiro no gênero foi Gianfrancesco Guarnieri, para quem ele fez a trilha de 'Arena canta Zumbi'. Responsável pela introdução de elementos nordestinos na bossa nova, o cantor de voz grave e timbre agradabilíssimo está em plena forma aos 71, completados em 29 de agosto.

 

NA TV

Dia 27, às 17h, o Canal Brasil, coprodutor do DVD/CD em parceria com a Biscoito Fino e a Samba Filmes, vai exibir o show Edu 70 anos na íntegra, com direito a repeteco em 2 de outubro, às 15h.

 

Assista a apresentação de 'Cirandeio', de Edu Lobo e Maria Bethânia:

 

 

MAIS SOBRE MÚSICA